• Contactos : 271 100 017 | 961 544 300
  • Email : comercial@comunilog.com

CERTIFICAÇÃO DE MOTORISTA DE TÁXI (CMT) - FORMAÇÃO INICIAL

CERTIFICAÇÃO DE MOTORISTA DE TÁXI (CMT) - FORMAÇÃO INICIAL


Este curso de Motorista de Táxi (Formação Inicial) permite adquirir competências necessárias para o desempenho das funções de Motorista de Táxi.


Destinatários

- Candidatos a Motorista de Táxi (Grupo máx - 30 formandos).


Objetivos

Aquisição de competências que permitam a certificação do formando por forma a exercer a profissão de Motorista de Táxi, cumprindo os seus deveres legais, respeitando a segurança e bem-estar dos passageiros e as normas de circulação rodoviária.


Programa

Módulo 1- Inglês Elementar:
Objetivo: Pretende-se que o formando seja capaz de estabelecer com os passageiros um diálogo em inglês, de modo a conseguir cumprimentar, entender o destino e as vias a percorrer, informar corretamente sobre as condições de transporte relativamente às tarifas e bagagens e dar informações gerais sobre outros meios de transporte locais.

Módulo 2- Comunicação e Relações Interpessoais:
Objetivo: Pretende-se que o formando seja capaz de identificar e adotar atitudes e comportamentos que reflitam minimamente valores de cooperação, respeito, tolerância e urbanidade, numa ótica de desenvolvimento pessoal, relacional e social, potenciando, desta forma, a adoção de atitudes e comportamentos motivados e assertivos na relação com os passageiros, colegas e restantes condutores.

Módulo 3- Regulamentação e Técnicas de Condução:

Módulo 3.1- Normas Legais de Condução:
Objetivo: O formando deve ser capaz de conduzir com segurança um veículo ligeiro de passageiros, com respeito pelas regras de circulação rodoviária, adotando as técnicas de condução adequadas, de forma a aperfeiçoar a operacionalização dos conhecimentos de que é detentor.

Módulo 3.2- Técnicas de Condução:
Objetivo: Pretende -se que o formando seja capaz de fazer uma gestão racional do veículo, em termos de consumos de energia, efeitos poluentes e aspetos relativos à segurança. Pretende-se, ainda, que o formando conduza corretamente um veículo táxi, fazendo uma leitura de indicadores de trânsito que o leve a abdicar do direito de condutor em benefício da segurança (condução defensiva) e adaptando a sua condução ao estado do piso, ao estado do veículo, aos fatores atmosféricos e às condições de trânsito (condução racional).

Módulo 3.3- Regulamentação da Atividade:
Objetivo: O formando deve ser capaz de conhecer os seus direitos e deveres decorrentes da legislação aplicável ao acesso e exercício da profissão, e bem assim os aspetos mais relevantes da atividade de transporte em táxi.

Módulo 3.4- Legislação do Trabalho:
Objetivo: O formando deve ser capaz de identificar os seus direitos e obrigações laborais, relevantes no âmbito do exercício da profissão de motorista de táxi, na perspetiva de trabalhador dependente ou como empresário que gere a sua própria empresa.

Módulo 4- Exercício da Atividade:

Módulo 4.1- Aspetos Práticos do Transporte:
Objetivo: O formando deve ser capaz de preencher a declaração amigável de acidente automóvel, recibos e folhas de serviço diário. Também deve ser capaz de diligenciar no sentido de garantir o conforto, comodidade e segurança dos passageiros, de modo a garantir um serviço de qualidade. Deve ainda ser capaz de operar com os sistemas de informação e comunicação, incluindo os de informação georreferenciada, de modo a otimizar a sua utilização.

Módulo 4.2- Segurança do Motorista:
Objetivo: O formando deve ser capaz de se defender de agressões físicas, adotando técnicas e comportamentos elementares de dissuasão e de defesa pessoal, e de solicitar auxílio através de comunicação via rádio e de outros sistemas de segurança.

Módulo 4.3- Segurança e Saúde no Transporte em Táxi:
Objetivo: O formando deve ser capaz de identificar os aspetos relevantes para a proteção da sua segurança e saúde e da dos passageiros e ficar habilitado a prevenir os riscos associados à sua atividade, garantindo uma boa apresentação pessoal e o asseio interior e exterior do veículo.

Módulo 4.4- Situações de Emergência e Primeiros Socorros:
Objetivo: O formando deve estar apto a reconhecer situações de emergência e aplicar procedimentos e a adotar providências adequados.

Prova Final:
Formação Prática em Contexto de Formação:
Objetivo: O formando deve ser capaz de adequar os conhecimentos teóricos adquiridos às exigências da profissão e especificidades do mercado de trabalho, (Este processo de aprendizagem deve desenvolver-se com recurso sistemático a diferentes técnicas (exposição, demonstração, role-playing, estudos de casos, resolução de problemas, etc.) e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos ativos.