• Contactos : 271 100 017 | 961 544 300
  • Email : comercial@comunilog.com

CERTIFICAÇÃO DE MOTORISTA DE TÁXI (CMT) - RECICLAGEM

CERTIFICAÇÃO DE MOTORISTA DE TÁXI (CMT) - RECICLAGEM


Este curso permite adquirir competências necessárias para a renovação do Certificado de Motorista de Táxi.


Destinatários

- Candidatos a Motorista de Táxi (Grupo máx - 30 formandos).


Objetivos

Atualização dos conhecimentos fundamentais para a profissão de Motorista de Táxi, cumprindo os seus deveres legais, respeitando a segurança e bem-estar dos passageiros e as normas de circulação rodoviária.


Programa

Módulo 1- Comunicação e Relações Interpessoais:
Objetivo: Pretende-se que o formando seja capaz de identificar e adotar atitudes e comportamentos que reflitam minimamente valores de cooperação, respeito, tolerância e urbanidade, numa ótica de desenvolvimento pessoal, relacional e social, potenciando, desta forma, a adoção de atitudes e comportamentos motivados e assertivos na relação com os passageiros, colegas e restantes condutores.

Módulo 2- Normas Legais de Condução:
Objetivo: O formando deve ser capaz de conduzir com segurança um veículo ligeiro de passageiros, com respeito pelas regras de circulação rodoviária, adotando as técnicas de condução adequadas, de forma a aperfeiçoar a operacionalização dos conhecimentos de que é detentor.

Módulo 3- Técnicas de Condução:
Objetivo: Pretende-se que o formando seja capaz de fazer uma gestão racional do veículo, em termos de consumos de energia, efeitos poluentes e aspetos relativos à segurança. Pretende-se, ainda, que o formando conduza corretamente um veículo táxi, fazendo uma leitura de indicadores de trânsito que o leve a abdicar do direito de condutor em benefício da segurança (condução defensiva) e adaptando a sua condução ao estado do piso, ao estado do veículo, aos fatores atmosféricos e às condições de trânsito (condução racional).

Módulo 4- Regulamentação da Atividade:
Objetivo: O formando deve ser capaz de conhecer os seus direitos e deveres decorrentes da legislação aplicável ao acesso e exercício da profissão, e bem assim os aspetos mais relevantes da atividade de transporte em táxi.

Módulo 5- Situações de Emergência e Primeiros Socorros:
Objetivo: O formando deve estar apto a reconhecer situações de emergência e aplicar procedimentos e a adotar providências adequados.

- Prova Final.