PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA | Comunilog

PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA


São muitas as definições para ´desenvolvimento sustentável´. Mas em todas está patente um modelo em que as necessidades do presente não comprometam a satisfação das necessidades das gerações futuras. Falamos de um desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável. Isso implica usar de forma razoável os recursos da Terra e preservar as espécies e os habitats naturais.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015 (resolução A/RES/70/1), e define um conjunto de 17 objetivos – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - e de metas a ser alcançadas, por todos os países, até 2030. Os 17 ODS abordam três grandes dimensões do desenvolvimento sustentável - social, económica e ambiental – e constituem um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade de forma a promover a paz, a sustentabilidade ambiental, a justiça e a igualdade.

Esta agenda global exige a colaboração de todos os setores, incluindo a responsabilidade por parte das empresas, através da integração de preocupações ambientais, económicas, sociais e culturais nas suas estratégias de negócio.

Assim, podemos considerar que o Desenvolvimento Sustentável posiciona-se a um nível global, intergovernamental e institucional, enquanto a Responsabilidade Social está ao nível das organizações, enquadrando a respetiva contribuição para a Sustentabilidade.

Nesta formação procuraremos capacitar os formandos com técnicas, metodologias e instrumentos atuais e inovadores na área da gestão do desenvolvimento sustentável.

No final desta formação os formandos deverão demonstrar a relevância da aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através de um caso prático real ou fictício na sua vida profissional.

Destinatários

Este curso destina-se a:
Gestores, Consultores, Profissionais e Empreendedores que pretendam atualizar/aprofundar conhecimentos e competências, na área da gestão da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa.

Objetivos

No final desta formação, os formandos deverão ser capazes de compreender, através da análise de contextos e especificidades e através do uso de ferramentas e metodologias, o que é o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social e como podem ser aplicados no seu contexto real.
O curso pretende proporcionar formação que desenvolva a capacidade de gestão da sustentabilidade, adaptada e adequada às necessidades, sensibilizando os formandos para o alcance do desenvolvimento sustentável.

Programa

1 - O que é a Sustentabilidade? (de forma transversal)

2 - 2015 – Os 5 Ps, o ano da mudança

3 - Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável (realidade nacional e realidade internacional)

4 - As Soluções Sociais e Climáticas para responder à Agenda 2030

5 - Os ODS e o Mundo Corporativo

6 - Responsabilidade Social Corporativa

7 - Investimento na Comunidade

8 - Normas de Certificação de Responsabilidade Social

9 - Comunicação e Sensibilização (no âmbito dos ODSs e Responsabilidade Corporativa)