1984, George Orwell [Sugestão de João Leitão]

Autor : ana
Data : Nov 22, 2021
Categoria :

Estamos a chegar a Dezembro! Já pensou nas prendas de natal? Os livros são uma ótima opção para oferecer neste época natalícia. Ao contrária das meias, os livros raramente desiludem. 
A escolha literária deste mês de Novembro, pertence ao colaborador João Leitão. Quem sabe, uma ótima escolha para amigos e/ou familiares.

"1984 é um livro com conceito assente diretamente no fenômeno da globalização. A obra aborda uma temática que não poderia ser mais atual: o que pode ocorrer com uma sociedade altamente vigiada? E quando essa vigilância transforma-se em mecanismo para controlar as pessoas?

O escritor George Orwell, que na verdade chamava-se Eric Arthur Blair, nasceu em 1903 na Índia Britânica e teve seu estilo marcado por estilo bem-humorado, contrário ao totalitarismo e atento às injustiças sociais. Suas principais obras, além de 1984, são “A revolução dos bichos”, “Dias na Birmânia” e “A Flor da Inglaterra”. O primeiro é também um dos ícones da literatura mundial.

1984 foi publicado no ano seguinte, ou seja, em um mundo recém-saído da Segunda Guerra Mundial e marcado pelo comunismo, nazismo, fascismo, tortura e totalitarismo, uma das presenças mais fortes da obra. Já deu para perceber que, apesar de ser uma obra fictícia, ela vem repleta de eventos bem reais!

Desde sua publicação, o texto de Orwell foi traduzido em 65 países, virou minissérie, filme e até ópera, mas sem dúvida a indústria do audiovisual foi a que mais bebeu em sua fonte, com destaque para o reality show mais famoso da TV mundial: o Big Brother. É de espantar como conseguiram ver entretenimento no personagem mais sombrio do enredo, mas…

Tem ainda destaque para o filme (maravilhoso, por sinal) O Show de Trumam, Jogos Vorazes, serviu de inspiração para vários episódios de Black Mirror e várias outras atrações que resgatam um pouco do que Orwell aborda em sua história...um mundo que é opressivo e não há espaço para nenhum tipo de liberdade. Onde há ordens para determinar a hora que todos acordam, dormem, o que comem, o que fazem, onde podem ir, o que podem falar. Bem vindos aos anos modernos da globalização! 

O resto? É preciso ler o livro para saber. Mas não se preocupe, a escrita de George Orwell é de um primor impressionante. Com certeza você irá gostar da leitura!"

SINOPSE

1984 oferece hoje uma descrição quase realista do vastíssimo sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas. A electrónica permite, pela primeira vez na história da humanidade, reunir nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. O Big Brother já não é uma figura de estilo - converteu-se numa vulgaridade quotidiana.

Relembramos que todos os meses, no dia 23, partilhamos uma sugestão de leitura selecionada pelos nossos colaboradores. Vamos aproximar leitores! Vamos fazer com que outros se rendam a este gigantesco mundo dos livros!

Consulte as restantes Sugestões de Leitura em https://www.comunilog.com/tags/sugest-o-de-leitura