7 dicas para pessoas Altamente Eficientes

Autor : ana
Data : Jul 07, 2022
Categoria :

Quantas vezes se deita com um sentimento de dever cumprido? É fácil lembrar-se?

Fazendo agora a pergunta de forma inversa. Quantas vezes acaba o dia e sente que não foi produtivo, que não deu o seu máximo, ou que simplesmente não atingiu os objetivos a que se propôs?

Talvez feita desta forma, a questão seja mais frequente do que aquilo que parece lembrar-se.

Levar uma vida organizada, estruturada e simples é a base de um bom funcionamento diário, seja a nível pessoal ou empresarial. Ou já viu um líder, ou pessoas altamente eficazes com tarefas acumuladas, prazos por cumprir e horários constantemente trocados?

Mas essa organização pede que sejam cumpridos determinados critérios, até porque, processos que nos melhorem enquanto seres individuais e coletivos exigem sempre um esforço acrescido, disciplina e auto-motivação, não fossemos nós seres humanos em constante desenvolvimento.

Felizmente a Comunilog está aqui para o ajudar a ser um profissional Altamente Eficiente.
Deixamos-lhe 7 dicas para estar ao nível dos profissionais de excelência e que certamente irão tornar o seu trabalho infalível, da forma mais simples e descomplicada possível.

O mundo não é feito de ação, vamos lá?

  1. Tire pausas.

Ou ainda pensa que trabalhar várias horas seguidas, sem parar, é produtivo? Claro que também não lhe estamos a dizer que faça pausas a cada cinco minutos de trabalho. Tudo na vida deve ser equilibrado, e o trabalho e o descanso não são exceções, por isso, faça pausas, descanse ou apanhe ar.

Quantas vezes isso já aconteceu nas nossas vidas? Ações simples como uma mudança de ares, um dia de férias, ou simplesmente fumar um cigarro, e eureka, apareceu a solução!

Fazer pausas vai fazer diferença.

  1. ​Faça um plano semanal.

Sabia que a memória visual pode ser uma grande auxiliar no bom desempenho do seu trabalho?

Criar um plano semanal vai poupar-lhe tempo para poder investir nas tarefas que necessitam da sua atenção especial.

Se quiser fazer mais do que um simples plano semanal (não estando a exigir de mais), pode segmentá-lo pelas tarefas mais urgentes e importantes, para começar o seu dia focado nelas.

Há vários modelos que pode utilizar, e em breve vamos começar a dar-lhe conhecimento sobre eles.

O planeamento é o nosso mapa, o nosso guia, e a receita principal para as pessoas Altamente Eficientes.

Quem não planifica, anda à deriva.

  1. Acabe aquilo que começou.

O plano semanal serve para se organizar, mas não vale de nada se não cumprir as tarefas. Aliás, se as escrever no plano e não as cumprir, acaba por criar stress e ansiedade desnecessárias ao bom funcionamento da sua semana.

Um dos grandes problemas da falta de eficiência é começarem-se tarefas e não se terminarem. A principal regra de sucesso da Comunilog e das pessoas Altamente Eficientes, é começarem e acabarem a tarefa que estão a realizar, sem desculpas e sem procrastinação.

Dwight Eisenhower, antigo presidente dos EUA, só passava para a próxima tarefa depois de a terminar a inicial.

Crie uma lista com as tarefas que tem, mesmo, intenções de cumprir.

  1. Evite o multitasking.

Embora digam que as mulheres conseguem fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo, esta dica também é para elas.

Principalmente em ambientes de trabalho, a tentativa de multitarefas não vai correr bem porque uma atividade precisa de mais atenção que outra, uma tem tempo limite, uma precisa de aprovação, e por aí adiante.

O que queremos dizer com isto é simples: foque-se apenas numa tarefa e vai conseguir fazê-las todas com excelência, caso contrário, pode continuar a tentar e a não conseguir.

  1. Divida as tarefas com os seus colegas.

A entreajuda é uma caraterística presente em empresas de sucesso, sabe porquê? Porque não há ninguém que se negue ao trabalho e isso é de louvar.

Pergunte ao seu colega se ele o pode auxiliar na realização de uma tarefa, mas quando for ao contrário, não se esqueça que já alguém fez o mesmo por si.

Verá que, em pouco tempo, terá uma rede de colegas prontos a ajudá-lo, facilitando a gestão do tempo para cada objetivo a cumprir.

Esta divisão de tarefas cria equipas poderosas que, para além de resolverem tarefas, criam laços para que, juntos, consigam alcançar outros desafios, que sozinhos não conseguiriam.

Juntos somos, e sempre seremos mais fortes!

  1. Meça os resultados e não o tempo que despende a realizá-los.

“Ah mas eu fiz esta tarefa durante duas semanas. Ah mas a minha tarefa demorou mais tempo a realizar do que a do meu colega”. O fator tempo não interessa quando os resultados são positivos.

Pense connosco. De que adiante passar um mês a desenvolver uma tarefa se depois o resultado não vai ter impacto na organização?

É preferível focar-se nos resultados que pretende atingir e motivar-se com as perspetivas futuras, porque se estiver a contar com o fator “tempo”, não vai evoluir na sua forma de trabalhar.

Testar e medir é o segredo para percebermos a nossa performance, porque permite reforçar o que estamos a fazer bem e evitar o que não nos está a gerar resultados positivos.

Faça autodiagnósticos, auditorias do tempo, análises e medições que lhe permitam evoluir constantemente e observar resultados e objetivos extraordinários.

  1. Desligue o telemóvel.

E quando dizemos telemóvel, podemos dizer também distrações, redes sociais, ou qualquer objeto que o impeça de estar concentrado no seu local de trabalho.

As redes sociais têm um efeito de íman e, por vezes, custa desligar, mas é necessário.

Foque-se, trabalhe e chegue ao final do dia com tempo para ver fotos de amigos, acompanhar as notícia, ou falar com um familiar que não vê há algum tempo. No modelo de D. Eisenhower, isto representa, por vezes, as tarefas não urgentes e importantes que podemos fazer mais tarde.

Ser bem-sucedido é uma escolha sua, que depende de si, do seu trabalho e daquilo que dá aos outros.

Nunca se esqueça que se não fizer o seu trabalho, ninguém vai fazê-lo por si (a menos que siga a nossa dica e divida o trabalho com os seus colegas.)

Trabalhe e conquiste os seus objetivos. A nível pessoal vai sentir-se uma pessoa mais completa, com mais tempo e com uma forma de trabalhar mais eficiente. A nível profissional vai conseguir, finalmente, ter reconhecimento pelo seu mérito e proatividade, abrindo-lhe portas futuras e, quem sabe, uma valorização na sua carreira.

Afinal quem é que não gosta de ser bem-sucedido? Só quem ainda não o é!

 

Inês Ferreira