Aprenda a gerir o seu tempo

Autor : ana
Data : May 12, 2022
Categoria :

Está na hora de acabar com as desculpas de que não tem tempo para nada. Saiba como gerir o seu tempo da melhor maneira.

A Gestão de Tempo consiste num conjunto de técnicas usadas para melhorar a realização de determinadas tarefas, de forma a não comprometer a sua produtividade.

O ritmo de trabalho, por norma, costuma ser muito acelerado, no entanto, esta gestão de tempo também se aplica ao seu dia a dia. Vai ser uma pessoa mais feliz se souber gerir o seu tempo e definir as suas prioridades.

Veja as dicas que temos para si, para que consiga gerir o seu tempo melhor que ninguém:

  1. O primeiro passo para uma boa gestão de tempo é, sem dúvida, o Planeamento. Tenha consigo uma agenda, ou um calendário e vá anotando as tarefas que precisa de realizar e as que já realizou. Mas atenção, seja realista e não escreva mais tarefas do que aquelas que consegue realizar num só dia. Só assim vai conseguir manter-se motivado para as realizar.
  2. Relacionada com a dica anterior, deve Priorizar Tarefas. Depois de organizar o seu dia, faça uma análise geral e sublinhe, por exemplo, aquelas que necessitam mais da sua atenção, vai ver que será mais fácil organizar-se.
  3. Inicie o seu dia cedo e com calma. É importante ter tempo para si antes de ir trabalhar e realizar tarefas. Fique em silêncio, tome o seu pequeno almoço com calma e, só depois, deve começar a organizar o seu dia e as suas tarefas.
  4. Tente abstrair-se das distrações do dia a dia, como o telemóvel ou a redes sociais. Evite a procrastinação. Experimente criar metas para as suas obrigações, quando as terminar vai sentir-me muito satisfeito e orgulhoso do seu progresso.
  5. Organize as suas pausas. Café fora de horas com os colegas de trabalho podem prejudicar a sua produtividade. Defina, desde logo, quando vão ser as suas pausas e de quanto tempo, assim saberá quando parar.
  6. Por fim, evite as multitarefas. Tentar desempenhar mais do que uma tarefa ao mesmo tempo, nunca vai dar bom resultado. Em vez de ter dois trabalhos bem feitos de forma eficiente, não vai ter nenhum e vai prejudicar o desempenho do seu trabalho e dos resultados que pretende atingir.

Ao seguir estes conselhos, vai sentir-se muito mais motivado e vai obter resultados muito mais eficazes.

Para além disso, vai descobrir que o tempo que lhe sobra serve para descansar e para aproveitar a 100%, com a sua família e amigos.