Aprenda a Negociar com Sucesso

Autor : ana
Data : May 24, 2022
Categoria :

Negociar é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas, com o objetivo de chegarem a um acordo que seja positivo para todos os intervenientes. A comunicação neste processo é essencial e deve ser a mais clara e precisa possível.

Seja qual for a sua área de atuação, a habilidade para negociar é um fator essencial para alcançar os seus objetivos com sucesso, sejam eles profissionais, ou até mesmo pessoais.

Para se tornar um negociador de sucesso deve conhecer as melhores técnicas e dicas deste processo de comunicação, que vão ser apresentadas a baixo:

  1. A primeira impressão é a que conta. A linguagem utilizada, os gestos ou a forma como se expressa podem definir a impressão que uma pessoa tem de si.
  2. Não negocie se não houver necessidade. Se estiver a vender um produto ou serviço e o seu cliente se mostrar, desde logo, interessado, para quê negociar?
  3. Num processo de negociação não deve ceder. Negocie e não “dê” sem antes saber que vai “receber” algo em troca.
  4. O poder da Negociação está em nós e na nossa mente. Se estiver confiante, mostre-se confiante, não tenha receio de o fazer. No entanto, não exagere na forma como mostra os seus sentimentos e evite ser demasiado entusiasta.
  5. Mantenha todas as hipóteses até ao fim da negociação. Não descarte possíveis alavancas ao seu processo de negociação, colocando em risco o seu produto ou serviço.
  6. Seja persuasivo. Saiba como questionar os seus possíveis clientes de forma a perceber a sua posição. Assim vai conseguir ajustar a sua abordagem, de forma a tornar-se mais eficiente.
  7. Prepare e planeie várias hipóteses. Caso a negociação falhe, saiba como reagir, não tenha apenas uma ideia para convencer o cliente, calcule todas as hipóteses que podem ser negociadas e utilize-as.
  8. Por fim, não haver acordo, por vezes, é melhor do que haver um acordo que não seja benéfico.

A negociação, bem como outros processos, vão-se tornando mais eficazes à medida que vão sendo treinados e desenvolvidos.

Muitos fatores nas negociações envolvem alguma sensibilidade sobre o comportamento humano, portanto, quanto mais dominar e aprender as técnicas necessárias, melhor negociador se vai tornar.