Com ou sem açúcar, já tomou café, hoje?

Autor : ana
Data : Apr 14, 2022
Categoria :

Hoje, dia 14 de abril, assinala-se o Dia Mundial do Café!
A origem da data é desconhecida, e é celebrada em diversos países em diferentes datas, tendo-se estabelecido o dia 14 de abril para a celebração mundial.

A dádiva do café nunca foi tão consumida. Em 1991, o consumo global foi de cerca de 90 milhões de sacas de 60 kg, segundo a Organização Internacional do Café, enquanto que no ano de 2020 e 2021, o consumo estimado foi de mais de 167 milhões de sacas.

Sabia que o café é uma das bebidas mais consumidas do mundo? No entanto, apesar de os portugueses serem bons amantes de café, somos os europeus que consomem menos café. Em média, um português consome 4 quilos de café por ano, o que equivale a 2,2 chávenas por dia.

Esta bebida apreciada por muitos, tem propriedades antioxidantes, ajuda a prevenir problemas tais como a doença de Parkinson, a depressão, diabetes e melhora o desempenho na prática de desporto.

Apesar de ser um benefício para a nossa saúde, o mesmo pode alterar de rumo caso seja consumido em excesso. Alguns dos sintomas são dores de estômago, tremores, insónia e pode até provocar overdose, sendo necessário internamento médico e, dependendo dos sintomas, o tratamento pode incluir: lavagem gástrica, a ingestão de carvão ativado e a administração de remédios que ajudem no controle dos sintomas.

Existem muitos aspetos que não sabemos e simplesmente não temos curiosidade em procurar. Mas vamos ser curiosos durante um minuto!

  1. Existem dois tipos principiais de grãos de café

Arábica: Forma achatada e alongada. Dispõem de uma linha a meio em curva e é um café suave e aromático, o que o leva a ser mais caro, e representa aproximadamente 70% da população; Robusta: Forma arredondada com a divisão de uma linha reta. O seu saber é mais amargo, e enquanto a arábica possuí cerca de 1,7% de cafeina, a robusta apresente o dobro.

  1. Em Portugal - e na Europa - plantação de Café só nos Açores

É na Ilha de São Jorge nos Açores, que Manuel Nunes, cultiva o único café em Portugal. Nas traseiras do seu café em Fajã dos Vimes, a produção é reduzida, no entanto atrai gente de longe só para provar este mimo português.

  1. O café é a 2º mercadoria mais exportada do mundo

Em termos de exportação, o Café ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para o petróleo. Também ocupa o 2º lugar no ranking das bebidas mais consumidas, logo abaixo da água.

  1. Os Profissionais que bebem mais café

Um estudo feito pela loja de café Dunkin Donuts e o site de Emprego CareeBuilder, indicam que no topo da lista de profissionais que não passam o dia sem café estão: Representantes de Vendas, Cientistas, profissionais da área de Alimentação e Relações Públicas e Marketing.

  1. Café mais caro do mundo é feito de fezes de animal

Kopi Luwak é produzido na Indonésia e é feito a partir de grãos consumidos e excretados pelos Civetas, mamífero nativo do Sul e do Sudeste da Ásia.

Curto, longo ou expresso, o café é uma bebida adorada por milhões em todo o mundo.

Com certeza já tomou o seu primeiro ou segundo café do dia, mas a Comunilog recomenda ouvir o nosso - e o seu podcast - “Café d’Almoço” um podcast onde pode divagar entre dois dedos de conversa sobre as "Origens do Sabor" e "Cafeína", em conjunto com os seus "Vizinhos de Esplanada". Seja ele “Com ou Sem Açúcar” ou mesmo um “Café com Cheirinho”, o dia ainda vai cedo, por isso, junta-te a nós numa esplanada perto de si!

Oiça os episódios aqui > https://soundcloud.com/comunilog_consulting/sets/cafe-de-almoco

Quantos cafés toma por dia?

Já tomou café, hoje?