Community - António Cachopo

Autor : ana
Data : Jul 04, 2019
Categoria :

No âmbito do projeto Community, a Comunilog Consulting apresenta mais um bom amigo, companheiro de lutas e alguém que merece de todos o maior respeito e admiração.

Falamos do Tenente Coronel de Infantaria António Carlos Cara Nova de Góis Cachopo, o nosso “Comandante”, como carinhosamente é tratado pelo Chefe. Um real e verdadeiro Comandante dos Sonhos. Alguém que, estando sempre alerta e atento a todos os flancos, sabe que o caminho certo, o caminho da concretização dos Sonhos é seguir em frente, sem hesitar, com determinação, mas também com tranquilidade e leveza, sempre em busca da concretização dos melhores objetivos, seja no campo profissional, onde é exímio, seja no campo pessoal e familiar, onde se orgulha de ser um bom marido e um excelente e dedicado pai de dois maravilhosos filhos.

O Tenente Coronel António Cachopo nasceu no dia 10 de setembro de 1969, em Beja, e ingressou na Academia Militar em 1988.

Em setembro de 1993, terminou o curso da Academia Militar com a licenciatura em ciências militares na especialidade de Infantaria, tendo sido colocado como alferes no Regimento de Infantaria de Beja, no desempenho das funções de Comandante de Pelotão de Instrução dos cursos de Praças.

Como Tenente, desempenhou as funções de Comandante do pelotão anticarro na Companhia de Apoio de Combate e comandante de Pelotão de guarnição e segurança na Companhia de Comando e serviços, ambos do 2º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção.

Ainda nesta patente, desempenhou as funções de Oficial Sapador e Oficial de Segurança do Regimento.

Como capitão, foi Comandante das 1ª e 3ª Companhias de instrução, chefe da Secção de pessoal do Regimento e diretor da sala de história da Unidade.

Nesta patente, desempenhou, ainda, as funções de assessor pessoal do General Comandante da Região Militar do Sul e Chefe dos serviços de apoio escolar e serviços de apoio no Instituto Militar Pupilos do Exército.

Depois, como Major desempenhou as funções de chefe da Secção de logística do Regimento de Infantaria nº 3, chefe do Núcleo de Proteção Ambiental da Unidade, chefe da Secção de pessoal, oficial de justiça, chefe da secção de operações, informações e segurança, chefe do centro cripto, oficial responsável pela formação e oficial representante das Forças Armadas para o distrito de Beja no âmbito da proteção civil.

Ainda na patente de Major e já colocado no Comando da Instrução e Doutrina do Exército, desempenhou funções na Repartição de Avaliação e Certificação da Direção de Formação deste Comando.

Como Tenente Coronel, desempenhou as funções de Chefe da Secção de pessoal, oficial de justiça, oficial representante das forças armadas para o distrito de Beja no âmbito da proteção civil e 2º Comandante do Regimento de Infantaria nº 3. 

Nesta patente e por sua opção, transitou para a situação de reserva.

Da sua carreira constam três comissões de serviço que merecem especial destaque:

- Uma comissão de serviço na Bósnia Herzegovina, no âmbito de uma operação de manutenção de paz sob a égide da NATO, onde desempenhou as funções de adjunto das operações, oficial de transmissões e oficial de operações para o apoio aéreo, do Agrupamento Conjunto ALFA.

- Duas comissões de serviço em Angola, onde desempenhou funções de assessor militar no Estado-maior general das forças armadas angolanas e no centro de instrução de operações de apoio à paz, além de docente na Escola Superior de Guerra, em Luanda.

Em termos académicos, é detentor de um vasto leque de qualificações, de que se destaca, de forma particular, uma pós-graduação em Direito e Gestão de Segurança.

Da sua folha de distintos e muito relevantes serviços constam 10 louvores, 6 referências elogiosas e 8 condecorações.

O “Comandante” António Cachopo é o exemplo maior de que o empreendedorismo não tem idade, nem lugar. A partir de Beja, desse território apaixonante que, todos os dias, nos desafia, mas que sofre, igualmente, dos flagelos que atingem a interioridade, o Tenente Coronel António Cachopo mostra o que sabe ser. Mostra que é uma verdadeira força da natureza. Dinâmico, empreendedor, com uma enorme capacidade de trabalho e com um singular sentido de humor, o Tenente Coronel António Cachopo é um exemplo de cidadania, colocando sempre à frente de tudo os bons princípios e a defesa dos melhores valores, ou não fosse ele um militar, habituado ao rigor e à exigência.

Trabalhar com o amigo António Cachopo é aprender, todos os dias, uma verdadeira lição de vida.

Bem-haja, “Comandante” pela sua enorme capacidade e pela sua inspiração.

Somos Todos Comunilog!