Conservação da Natureza

Autor : ana
Data : Jul 28, 2022
Categoria :

O Dia Mundial da Conservação da Natureza foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidades e celebra-se anualmente a 28 de julho, desde 1988.

Mais do que assinalar a data comemorativa, é importante perceber a razão da sua existência.

Em Portugal, a data foi instituída para celebrar o 50º aniversário da Fundação LPN – Liga para a Proteção da Natureza, a mais antiga Associação de Defesa do Ambiente da Península Ibérica.

Mas, em todo o mundo, o Dia da Conservação da Natureza é celebrado com o objetivo de reflexão e consciencialização sobre a situação do estado de conservação da natureza.

O paradigma atual do nosso país tem sido assustador e preocupante. Incêndios quase diários, que destroem grande parte do nosso património nacional, que levou milhares de anos a ser construído, o aumento da temperatura e consequente situação de seca, perturbando e dificultando o acesso a recursos naturais.

Anualmente, a celebração desta data, conta com a realização de iniciativas que pretendem sensibilizar a população para questões como a limpeza de áreas florestais, a reciclagem e até a poupança de água e de energia.

Por isso, e como estamos rodeados por um cenário preocupante, deixamos-lhe as principais dicas para manter a floresta intacta e estável para as gerações futuras, já que foi assim que a encontrámos, bem como para a sua própria proteção:

  1. Mantenha uma faixa de cerca de 1 a 2 metros com pavimento não inflamável, à volta da sua casa e corte árvores e arbustos que estejam a menos de 5 metros da mesma;
  2. Não acumule muita lenha junto da sua casa;
  3. Corte os ramos de árvores até 4 metros acima do solo;
  4. O espaçamento entre as árvores que circundam a sua casa devem ser de, pelo menos, 4 metros (e 10 metros para eucaliptos e pinheiros por serem mais inflamáveis);
  5. Mantenha-se informado acerca do risco de incêndio na sua área de residência (o IPMA é um ótimo site para fazer esse acompanhamento diário - Secção “Fogos Rurais”);
  6. Limpe o telhado e coloque rede de retenção de fagulhas;
  7. Promova a segurança doméstica contra incêndios, como a existência de extintores e outros equipamentos de combate ao fogo;
  8. Em caso de incêndio, ligue imediatamente ao 112.

As ações de limpeza florestal devem ser, sempre, realizadas com todas as medidas de segurança – evitando as queimas para eliminação de resíduos agrícolas e florestais.
Ainda que seja fácil, rápido, económico e demasiado apelativo, a realização de queimas provoca graves consequências para o ambiente, para além de aumentar o risco de incêndios florestais.

Lembre-se que existem coimas para o incumprimento da obrigatoriedade de limpeza dos terrenos que circundam a sua habitação. A deteção de casos de incumprimento deve ser comunicada às autoridades competentes – nomeadamente a GNR e a Câmara Municipal.

As denúncias podem ser feitas pelas vias tradicionais e por telefone, para o número 808 200 520.

A conservação da natureza tem como objetivos principais a prevenção e utilização sustentável dos vários recursos naturais. A população tem colocado uma enorme pressão nestes recursos naturais, causando danos irreparáveis, como a extinção de muitas espécies e a perturbação do bom funcionamento de diversos ecossistemas.

A mudança desta realidade começa por si, através de pequenas medidas que podem ser feitas em casa, com a ajuda de familiares e amigos:

  1. Reciclagem. Pode fazer da reciclagem algo divertido, para que, mais tarde, de torne uma rotina na sua vida. Comece por criar sacos do lixo divertidos, com as cores verde, azul e amarelo, seja criativo. Invente uma música, por exemplo, para o momento da reciclagem. Vai ver que esse processo, com os seus filhos e amigos, vai tornar-se mais simples e mais divertido, ajudando o planeta.
  2. Poupar água. Lavar os dentes, lavar a loiça, ou até mesmo tomar banho, podem ser tarefas de grande desperdício de água, por isso, seja consciente e lembre-se que pode poupar essa água, ou armazená-la para outras tarefas, por exemplo, a rega de plantas.
  3. Evita o uso de plástico. Cada vez mais, são apresentadas soluções e alternativas ao plástico, por isso, quando vai às compras, evite ao máximo a utilização de sacos que não vai reutilizar futuramente e opte por opções mais sustentáveis, como ou sacos de pano, ou de rede.

Sem os recursos naturais – a energia solar, a água, o ar, ou o solo – não existe vida, por isso, é importante que todos contribuam de forma positiva para a preservação do ambiente.

Inês Ferreira