Currículo – A Porta de Entrada Para Um Novo Emprego

Autor : ana
Data : Apr 19, 2021
Categoria :

Num mundo em que o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, é necessário arranjar estratégias e fatores de diferenciação que o permitam destacar-se na procura de um novo emprego. Quando se candidata a uma vaga numa organização, o seu cartão de visita baseia-se num documento que contém várias informações sobre a sua formação e a sua experiência profissional, entre outras – o currículo.

Atualmente, o currículo é um bem valioso que qualquer pessoa que pretenda ingressar no mercado de trabalho, ou que vá mudar de emprego, possui. É através dele que as empresas vão formar uma primeira impressão e perceber, numa primeira instância, se a pessoa se adequa à vaga a que se candidata. Assim, para que salte à vista no meio de centenas de candidaturas, é necessário que o seu currículo seja apelativo, bem estruturado e com as informações necessárias.

Confira abaixo algumas dicas para ter um bom currículo e se destacar no mercado!

Adeque o seu currículo à organização – quando estiver a elaborar o seu currículo, faça primeiro uma breve pesquisa e adapte o esquema de cores do seu currículo às cores da organização. Para além disso, pode também referir valores que são partilhados tanto por si como pela organização.

Aposte em softskills – algo muito valorizado no mercado de trabalho atual são as softskills (competências e aptidões pessoais, ligadas a adptidões mentais, sociais e emocionais, que resultam da experiência de cada pessoa). Refira as suas softskills que mais se enquadram com a vaga a que se candidata. Mas cuidado, não vale a pena colocar softskills que não fazem parte de si – seja o mais sincero possível.

Seja conciso e objetivo – não é vantajoso estender muito o seu currículo e colocar informações que não são pertinentes. Seja o mais conciso possível, colocando as suas formações mais importantes e relevantes, bem como a sua experiência profissional. Não é necessário explicitar tudo ao pormenor – só vai tornar o trabalho do recrutador mais difícil, e trará pontos negativos para si.

Apenas os dados pessoais essenciais – é importante o recrutador e a organização saberem o seu nome e a sua localidade, mas a data de nascimento e a morada completa não acrescentam muito ao currículo. No que toca aos seus contactos, deve colocar o número de telemóvel, o email e o até link para o seu perfil do LinkedIn, de modo a existir uma maior facilidade em ser contactado pelo recrutador.

Atenção à experiência profissional – caso se esteja a candidatar ao seu primeiro emprego ou caso tenha pouca experiência, é importante que refira as suas experiências profissionais até ao momento. Mas se já trabalha há vários anos e já passou por diversos empregos, coloque aqueles que são mais relevantes para a vaga a que se candidata – assim acaba por ser mais conciso e objetivo. E não se esqueça de começar a referir a sua experiência profissional da mais recente para a mais antiga.

Para além das dicas que foram referidas, existem mais, como ter em atenção à fotografia que coloca no seu currículo, ou colocar idiomas nos quais seja fluente ou tenha bases, que podem valorizar o seu currículo, e valorizá-lo a si como profissional.

Esperamos que estas dicas o ajudem a construir um melhor currículo, e que consiga brilhar no mercado de trabalho, através do passo seguinte – a entrevista.

Dinis Silva, 19/04/2021