Dê Sangue, Dê Vida

Autor : ana
Data : Jun 14, 2021
Categoria :

O que faria para salvar quatro vidas? Doava todo o seu dinheiro? Vendia a sua casa? Desistia do seu emprego? O que é que estaria disposto a fazer? Pense, reflita, porque a resposta pode estar mesmo à sua frente.

Doar sangue é um ato voluntário, de solidariedade e amor, e, acima de tudo, seguro. Numa única doação, é possível doar, no máximo, 450ml de sangue, o que pode salvar a vida de até 4 pessoas. E apesar deste número parecer grande, é importante destacar que o nosso corpo é constituído, em média, por 5 litros de sangue e que, em apenas um dia, o organismo é capaz de repor a quantidade de sangue doada.

Mas porquê doar sangue?

Doar sangue não acarreta qualquer repercussão negativa para a saúde do doador. Por outro lado, para quem dele precisa, este é uma necessidade essencial à sua sobrevivência. Uma transfusão de sangue faz a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias, e pode ser precisa a qualquer momento. Assim, a sua contribuição é vital para a manutenção de stocks necessários ao bom funcionamento dos hospitais.

A par com este fator, doar sangue é um gesto muito simples. Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, não é necessário inscrever-se previamente e não precisa de ir em jejum. Se for saudável e pesar mais de 50kg, basta procurar um local de colheita, informar-se do horário, e dirigir-se à hora que lhe for mais conveniente. O processo demora, em média, 30 minutos, e, depois, está pronto a continuar o seu dia normalmente, desta vez sabendo que o sangue que doou vai reforçar as reservas dos hospitais e ajudar a salvar vidas.

Como saber se posso doar sangue?

Quase todos os indivíduos podem ser doadores. Necessita apenas de ter no mínimo 18 anos, pesar 50kg e ter um estilo de vida saudável. No entanto, até aos dias de hoje, esta é uma pergunta que ainda levanta algumas questões.

Posso dar sangue se tiver piercings e tatuagens? Sim. Pode dar sangue 4 meses após a colocação de um piercing e/ou após a realização de uma tatuagem.

Estou a tomar antibiótico. Posso dar sangue? O antibiótico não é um impedimento para a dádiva de sangue, mas sim a doença infeciosa subjacente. Desta forma, poderá dar sangue sete dias após terminar a toma do antibiótico, mas apenas se já não tiver sintomas.

Mudei de parceiro sexual. Posso dar sangue? A mudança de parceiro sexual implica um período de suspensão de doação de seis meses. Por isso, poderá voltar a doar sangue, desde que não o faça durante o primeiro meio ano em que está com o seu novo parceiro.

Não sei o meu grupo sanguíneo. É necessário? Não saber o grupo sanguíneo não é impedimento para a dádiva de sangue. Para além disso, todos os grupos de sangue são importantes, mesmo aqueles que são mais comuns.

Quais as responsabilidades de um doador?

O dador deve formalizar o seu consentimento para a dádiva por escrito (preenchimento do consentimento informado) e deve responder com verdade, consciência e responsabilidade às questões que lhe são colocadas. Desta forma, pretende-se garantir a sua saúde e do recetor/doente, preservando também a qualidade e segurança do componente doado.

Mais do que um ato voluntário, este pode ser um ato heroico. Mais do que uma dádiva de sangue, esta pode ser uma dádiva de vida.

Dê sangue, dê vida.
 

Dinis Silva