Dia da Conservação da Natureza

Autor : ana
Data : Jul 28, 2021
Categoria :

No dia 28 de julho, comemoramos o Dia da Conservação da Natureza, em Portugal.

Este dia tem por objetivo “consciencializar as pessoas para os crescentes desequilíbrios dos ecossistemas, que se têm traduzido na extinção de espécies e degradação dos habitats e do património natural”. (Portugal 2020, 2020)

Foi instituído pela resolução nº73/98, para celebrar o aniversário da fundação LPN (Liga para a Proteção da Natureza).

Todos sabemos que a conservação da natureza é fundamental pois preserva ecossistemas e a biodiversidade. De facto, cada um de nós pode participar nesta conservação, através de algumas mudanças nas nossas rotinas do dia-a-dia. Por mais pequenos que sejam, todos os gestos contam. Ficam aqui algumas ideias daquilo que pode realizar, em casa, para contribuir:

  • Reciclar e Reutilizar - Estas duas práticas vão permitir-lhe fazer economias; divertir-se, ao reutilizar, assim como, pôr a sua criatividade em prática. Ao reciclar, irá diminuir em muito a exploração de recursos naturais.
  • Poupar Água - Apesar do nosso planeta ser constituído por imensa água, apenas uma pequena percentagem é potável para consumo. O uso exagerado deste recurso natural traz impactos graves. Para além de poder poupar nas suas faturas, ao reduzir o seu consumo de água, contribuirá para o ambiente de uma forma significativa.
  • Privilegiar Energias Limpas - O que são energias limpas, afinal? São simplesmente energias que não causam poluição. Entre elas, temos a energia solar; a energia eólica; a energia geotérmica; a energia hidráulica; entre outras.
  • Reduzir o Uso do seu Carro Pessoal - Sempre que lhe for possível, privilegie caminhadas. Os automóveis contribuem em grande parte para a poluição atmosférica, através das emissões de substâncias no ar, que afetam, também a nossa saúde.
  • Privilegiar o Consumo de Produtos Biológicos e Nacionais - A prática da agricultura biológica não recorre a produtos químicos, respeita as espécies animais, produz alimentos mais saudáveis e mantém os solos férteis. Ao consumir produtos naturais, contribuirá para a economia regional e nacional, para a sustentabilidade do país e para reduzir o impacto ambiental.
  • Evitar o Uso de Plástico - O plástico é prejudicial para toda a vida no planeta. Quando descartados inconscientemente, os plásticos contaminam os solos, que demoram anos a entrar em decomposição, provocando riscos para a saúde humana, animal e vegetal. Por isso, para além de reduzir o uso de plásticos, não os descarte na natureza.

Portanto, neste Dia da Conservação da Natureza, adotemos gestos mais conscientes, preservando aquilo que temos de mais precioso.

É agricultor e deseja melhorar as suas práticas ambientais? Tem vontade de iniciar uma atividade agrícola de uma forma sustentável? Veja o nosso curso de “Agricultura Sustentável”: AGRICULTURA SUSTENTÁVEL | Comunilog

Elisa Matias

 

Fonte:
www.portugal2020.pt