Dia Internacional do Trabalhador

Autor : ana
Data : Apr 28, 2023
Categoria :

Hoje, dia 1 de maio, é celebrado o Dia Internacional do Trabalhador

Este dia tem como objetivo relembrar a necessidade de reivindicar os direitos trabalhistas, assim como a falta de condições de trabalho, uma realidade que, infelizmente, ainda se encontra muito presente pelo mundo.

No dia 1 de maio de 1886, em Chicago, realizou-se uma greve geral que tinha como propósito a luta contra as condições laborais e salariais precárias.

Esta greve teve origem no congresso de 1884, onde os sindicatos estabeleceram um prazo de 2 anos aos empregadores para a implementação das 8 horas diárias de trabalho.

Como resultado dessa greve, os contratos de trabalho acabaram e os trabalhadores, por consequência, procuraram outras alternativas. Toda esta onda de protesto, resultou numa adesão em massa à greve, estando em causa 340 000 trabalhadores.

Este feriado é comemorado em Portugal desde 1890.

Sofreu uma interrupção devido ao Estado Novo e voltou a ser celebrado 8 dias após a Revolução dos Cravos. Desde então que este dia é marcado por manifestações, comícios e festas de índole reivindicativa contra a opressão que outrora existiu e que, por vezes, ainda se manifesta nas organizações da atualidade.

Estes manifestos sindicalistas são promovidos pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical e pela União Geral dos Trabalhadores, nas cidades de Lisboa e do Porto. Já no Algarve, na Madeira e nos Açores são organizados piqueniques e festas comemorativas.

O dia 1 de maio é uma data relevante e inesquecível, pois relembra e consciencializa, ainda mais, as empresas de que os recursos humanos são o bem mais valioso que estas podem ter, colocando em perspetiva a relevância do trabalho e da mão de obra nas organizações.

Consulte as alterações à leio do trabalho em > https://eco.sapo.pt/2023/05/01/nova-lei-laboral-entra-em-vigor-neste-dia...