Dia Mundial da Fotografia - Um pouco de História

Autor : ana
Data : Aug 18, 2021
Categoria :

Hoje celebramos o Dia Mundial da Fotografia.

O Homem sempre procurou formas de registar feitos do seu dia-a-dia. Conhecemos as pinturas rupestres, seguidas das pinturas, cada vez mais fiéis à realidade, mas que na verdade demoravam horas a serem pintadas, até que surge a fotografia como uma revolução enorme.

Reconhece-se que, em 1826, terá sido tirada a primeira fotografia, por Joseph Niépce, mas experiências foram já realizadas muito antes e o caminho da evolução permitiu-nos chegar ao conceito de fotografia tal e qual como o conhecemos hoje.

Surge o daguerreótipo em 1835, seguido do calótipo em 1840 e, por volta de 1860, surge a primeira fotografia “colorida”.

No entanto, nem todos tinham acesso a uma câmara fotográfica própria e, em 1901, a empresa Kodak veio remediar ao problema, ao lançar uma máquina fotográfica – Brownie Kodak, disponível para a população.

Prosseguiu-se o caminho da evolução, até que, por volta do final do século XX, surge a fotografia digital.

“A fotografia é uma maneira de sentir, de tocar, de amar. O que (…) capturou (…) é capturado para sempre … Lembra-se de pequenas coisas, muito depois que você já se esqueceu de tudo.”
Aaron Siskind

Sabia que temos uma formação online de Iniciação à Fotografia a iniciar dia 13 de setembro? Veja tudo em INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA | Comunilog

Fonte:
https://ipf.pt/site/historia-fotografia-digital/
https://www.natgeo.pt/photography/2018/02/grandes-marcos-da-historia-da-fotografia?image=1459