Dia Nacional do Empresário

Autor : ana
Data : Nov 25, 2021
Categoria :

Hoje, dia 25 de novembro, é Dia Nacional do Empresário.

Este dia tem como objetivo principal homenagear o empresário nacional que contribui para o desenvolvimento do país, incentivando o empreendedorismo em Portugal, através da criação de novas dinâmicas.

Neste dia, por norma, as empresas e as associações realizam sessões dirigidas a jovens empresários e ações de promoção de contacto e de interação entre quadros empresariais. Os municípios recebem associações de empresários e assinam-se protocolos de cooperação, tudo com o intuito de reunir os empresários e de criar um clima de entreajuda, que permita a promoção de oportunidades, de ideias e de negócios.

Em Portugal no ano de 2019, estavam ativas 1 318 330 empresas não financeiras, já no setor financeiro iniciaram atividade 45 977 sociedades. Estas novas sociedades deram emprego a 86 623 pessoas. Das sociedades não financeiras, 6953 correspondiam a sociedades de elevado crescimento.

Em 2020, foram criadas 37 589 empresas em Portugal, menos 11 604 que em 2019. É de relembrar que as consequências económicas da pandemia vividas no país e no mundo fizeram-se sentir em todos os setores, diminuindo o número de empresas criadas para 23,6% face ao ano anterior.

O único distrito em Portugal com um aumento de novas constituições, foi Portalegre com 310 novas empresas criadas, mais 10 do que em 2019.

O setor mais afetado no ano de 2020, foi o setor dos Transportes com uma queda de 55,5%, seguido do setor da Hotelaria e Restauração com uma queda de 29,3%.  

Neste Dia Nacional do Empresário, não podemos deixar de prestar uma homenagem a todos os empresários, que durante o ano de 2020 e 2021 lutaram e não deixaram de acreditar num futuro melhor para o país e para os seus negócios. Queremos, de uma forma especial, homenagear aos empresários das regiões do Interior que, teimosamente, resistem e não desistem de acreditar no enorme potencial humano destes territórios.

A partir da Comunilog, aproveitamos este dia, para deixar o mote que cultivamos na nossa empresa: Resistam e insistam, sem nunca esquecer que “os sonhos comandam a vida, mas é a audácia que os concretiza!”.

Fontes: