Dicas de como conseguir um emprego

Autor : ana
Data : Jun 09, 2023
Categoria :

O mercado de trabalho é uma questão com cada vez mais pontos de interrogação, devido à instabilidade que os últimos anos acarretam. A Covid-19 veio revolucionar a maneira de trabalhar no mundo inteiro. As pessoas foram obrigadas a adaptarem-se a cenários novos a nível pessoal e profissional, fazendo com que o teletrabalho se tornasse uma nova realidade.

Toda esta inconsistência no mundo conduziu a muitos despedimentos, a uma inflação marcante e ainda a um constrangimento na hora de arranjar emprego.

Mas depois da tempestade vem a abonança. Neste artigo encontrará dicas para conseguir encontrar um emprego, passos essenciais para um emprego rápido e ajuda no caso de ainda não possuir muita ou nenhuma experiência.

Dicas para conseguir um emprego

Investigue o mercado

Antes de iniciar a busca de emprego, é essencial que tenha uma perceção da emprega que tem em vista com o objetivo de ajustar os seus interesses com os da organização.

Faça um currículo original

O CV é o passaporte de entrada nas organizações, daí ser fundamental que este se encontre com um conteúdo interessante e cativante, com o objetivo de chamar a atenção do profissional de Recursos Humanos.

Adaptar o seu CV a cada empresa é uma boa forma de destacar as suas competências e qualificações consoantes as necessidades da mesma.

Presença online

A sua capacidade de estar atento a novas oportunidades de emprego pode ser definida a partir da observação em tempo real de plataformas online, como o Linkedin.

Esta rede social é um perfil profissional, onde coloca todo o seu percurso e pode acompanhar uma variedade de empresas, bem como as possíveis oportunidades de emprego nas mesmas, realizando networking com pessoas da sua área.

Invista em novas competências

A competitividade é um fator emergente no atual mercado de trabalho. Revelar interesse em investir em si mesmo é bastante positivo, pois é a partir daí que se aprofundam conhecimentos que são capazes de levá-lo mais longe. Os seus conhecimentos podem ser complementados através de cursos online.

Prepare-se para uma possível entrevista

  • Pesquise informações sobre a empresa;
  • Pense num conjunto de roupa consoante o cargo a que se propõe;
  • Na entrevista tenha uma postura confiante e à vontade, de maneira que a mesma flua bem;
  • Revelar a competência que terá no cargo em questão e as soft skills que ajudarão a equipa a realizar o trabalho;
  • Se a entrevista for online tenha atenção em ter o computador carregado, estar num espaço sossegado e com nenhuma distração;
  • Depois da entrevista, se enviar email para reforçar o seu interesse e a espera pelo contacto, revelará que é um profissional que tem atenção aos pormenores.              

Passos para conseguir um emprego rápido

Reflita sobre as suas perspetivas para o futuro e os objetivos que tem a longo prazo

É muito importante olhar para a sua carreira com sentido de responsabilidade, perceber o que o motiva profissionalmente e que atividades gostaria de realizar.

Questione-se se quer:

Part-time ou full-time;
Ficar na sua zona de residência ou explorar alternativas;
Aceitar ou não consoante a oferta salarial;
Pontos fortes e pontos fracos;
Seria capaz de trabalhar por conta própria ou não?

Quanto mais restringir a sua procura, mais rápido encontrará um emprego dentro dos seus critérios.

Demonstre na prática as suas capacidades

Devido à competitividade do mercado de trabalho é emergente que se destaque em relação aos outros candidatos.

Para que isso aconteça pode realçar o sucesso que obteve em projetos passados ou sugerir de que forma seria uma mais-valia para a organização.

Gira bem o seu tempo

Estabeleça um horário diário, direcionado para a procura de emprego, necessitando previamente de definir os seus parâmetros, sem nunca descurar do seu tempo social ou das atividades desportivas e formativas.

Tenha os documentos todos atualizados

  • Curriculum Vitae;
  • Cartas de recomendação e referências;
  • Portfólio.

Abranja a sua pesquisa

Com o objetivo de sair do desemprego, a necessidade de uma fonte de rendimento é urgente, daí, por vezes, ser preciso envergar por áreas distintas da nossa e continuar à procura do emprego de sonho.

Visite diversas plataformas de emprego

A pesquisa em diversos sites de emprego aumenta a sua probabilidade de arranjar em emprego, bem como o uso de filtros.

  • Sites de emprego:
  • Net-Empregos;
  • Alerta Emprego;
  • Indeed;
  • Sapo Emprego;
  • BEP;
  • Expresso Emprego;
  • It Jobs.

Direcione e personalize a candidatura

Adaptar a sua candidatura às diferentes empresas é fundamental, o facto de revelar o conhecimento que tem por cada uma delas, faz com estas percecionem o seu nível de interesse e empenho.

Como encontrar um emprego sem experiência?

No caso de estar a iniciar a sua carreira profissional ou ter tido algum impedimento durante um determinado tempo, tome atenção a estas dicas:

  1. Desenvolva Soft Skills;
  2. Possua um perfil no Linkedin;
  3. Candidate-se a empresas que não anunciem vagas;
  4. Realize Networking;
  5. Candidate-se a vagas do seu nível profissional;
  6. Planeie a sua procura;
  7. Seja freelancer e faça voluntariado;
  8. Não dê importância à experiência exigida nas vagas anunciadas;
  9. Identifique situações que se tenham revelado experiências importantes;
  10. Foque-se nas suas habilidades.

A procura de emprego pode se tornar desesperante, mas com as várias ferramentas que tem ao seu dispor e estas dicas infalíveis, estará mais perto de encontrar o emprego que deseja.

Boa sorte!

Mariana Barbedo