Estou a ter Quebra de Vendas e Agora?

Autor : ana
Data : Jul 27, 2022
Categoria :

Quando começamos a ter quebra de vendas, temos a tentação de procurar caminhos mais fáceis, pressionando em demasia os clientes, originando o seu afastamento e retração.

Nem sempre é fácil querermos os atingir objetivos a que nos propomos e não conseguirmos. Este fator, aliado à quebra de vendas tem o capacidade de criar em nós cargas e intensidades negativas.

Cresce em nós uma grande ansiedade, que nos faz duvidar das nossas capacidades.
Afinal, atingir os objetivos, para além de ser gratificante a nível pessoal, também nos dá a capacidade de, por vezes, ganhar um prémio de reconhecimento, ou até uma comissão, que nos pode ajudar a pagar as férias, ou a fazer face a algum imprevisto pessoal.

Por outro lado, para os comerciais juniores há sempre o receio de não renovarem o contrato ou de serem despedidos.
Esta ansiedade e negativismo é algo que deve ser combatido, pois tanto nas vendas como na vida, o caminho faz-se caminhando.

Em alturas desafiantes como esta, o mais importante deve ser o planeamento da nossa estratégia, a perceção do mercado e o trabalho árduo para o propósito central definido.

O segredo para o sucesso depende sempre de nós próprios e é importante lembrar-se que isto não é como começa mas sim como acaba.

A seguir, deixo-vos 10 caminhos que devem seguir para inverter esta situação:

  1. Reveja o seu planeamento - Ás vezes basta ajustarmos as velas, para que o vento sopre na direção certa. Perceber o mercado, as tendências e definir um plano em consonância com o que nos propomos é essencial, porque a planificação é a base do sucesso. Como tal, exige mudanças e ajustes constantes nas estratégias adotas.
  2. Descanse e divirta-se - Parar, por vezes, é também o segredo. Tire um dia de férias, ou uma tarde para recarregar forças e definir claramente o plano, para que possa voltar com a energia e o espírito sempre positivos. Faça aquilo que mais gosta, beba um bom vinho, vá ao cinema, ou procure experimentar algo novo pela primeira vez. São as atividades de lazer que nos dão prazer e que alimentam a melhor versão de nós mesmos, dando-nos outra atitude e visão sobre as coisas.
  3. Diga não ao negativismo e sim ao positivismo - Um dos critérios que eu utilizo é evitar estar rodeado de pessoas que não acreditam que é possível, ou que passam a vida a chorar-se de que a vida lhes corre mal e que estão sempre abaixo da linha. Fugir dos negativistas é uma regra básica. O segredo é rodearmo-nos, sempre, de pessoas positivas, que nos motivam e que nos fazem acreditar que é possível. Relacionarmo-nos com pessoas de bem coma vida e otimistas é uma das principais vias para o sucesso. Não é por acaso que somos o reflexo das 5 pessoas que passam mais tempo a nossa volta. Por isso, rodeia-te dos bons e serás como eles, rodeia-te de entusiastas e serás um deles.
  4. Fale com os clientes - Pense nos clientes tradicionais, fale com eles e perceba o que ele pensa de si. Falarmos e ouvirmos os nossos clientes dá-nos uma perceção daquilo que fazemos bem, e do quanto o nosso trabalho é reconhecido. Eles são o nosso tónico e aquilo que nos move, mas também são eles que nos fazem crescer e perceber o que pensam de nós e do nosso trabalho. 
  5. Faça um 5S – Arrumar o escritório e dar-lhe uma nova aparência, cria em nós uma maior motivação, organização e bom ambiente de trabalho.
  6. Mentoria - Na empresa acabamos por ter sempre um colega mentor, alguém a quem reconhecemos atributos que gostaríamos de ter. O primeiro passo é falar com esse mentor e expor-lhe as dificuldades e o seu plano. É importante ter os pontos bem definidos quando se reunir com ele, uma vez que a objetividade e gestão de tempo são fundamentais. Por outro lado, peça-lhe que o acompanhe durante um dia, em reuniões ou em abordagens a clientes. No fim do dia peça-lhe que faça um diagnóstico e uma avaliação do seu desempenho comercial, do trabalho em equipa. O objetivo é conseguirmos ter espírito aberto e aprendermos com a experiência dos que estão ao nosso lado. O importante é chegarmos todos à meta ao mesmo tempo.
  7. Ouça Podcasts, música e leia - Oiça podcasts ou leia textos sobre vendas, atitudes positivas e motivação, cerca de 15 minutos por dia. Seja o Cristiano Ronaldo das vendas. Ele próprio faz este exercício, como outras pessoas de sucesso. Veja esses textos ou podcasts como as vitaminas que precisa para o desafio das vendas.
  8. Venda os produtos e faça uma autoscopia - Gravar as nossas apresentações comerciais, analise-as, tire apontamentos, peça a alguém que lhe dê uma opinião, ou que assista às mesmas e que lhe dê inputs sobre o que pode melhorar. Esta prática faz com que melhoremos algumas falhas detetadas, obriga-nos a estudar melhor os produtos, a criar novas abordagens e a trabalhar os nosso produtos em função do cliente.
  9. Faça uma autoanálise e crie uma Checklist - Fazermos uma análise SWOT de nós próprios e das nossas tarefas, faz com que percebamos os nossos pontos fortes e fracos, as nossas fraquezas e vantagens. Com esta autoanálise fazemos correções ao que tem que ser melhorado e continuamos a apostar no que fazemos de bem. Defina uma estratégia para duas ou três situações que carecem de correções, e aja, o importante e fazer acontecer. Defina uma checklist de ações ou áreas que precisam de uma intervenção imediata. Deve escrever essa lista, enumerá-la e afixá-la na parede, por exemplo, para memorizar e rever todos os dias o que pode fazer diferente para ter uma melhor performance.
  10. Fale com o “Chefe” - Falar com os nossos superiores e explicar-lhes o que nos inquieta, pedir-lhe dicas ou convidá-los para nos acompanhem em algumas reuniões. A experiência é fundamental e os feedbacks são úteis. O Patrão é mais um de nós e a sua visão, por vezes, em pequenos pormenores, pode fazer toda a diferença.

“Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar.”

- Dale Canergie

Nuno Silva