Higiene, Segurança E Saúde No Trabalho Como Fator Crucial De Sucesso Em Tempos De Pandemia

Autor : ana
Data : Apr 30, 2021
Categoria :

     Desde sempre a higiene, saúde e segurança andam de mãos dadas dentro das organizações, de forma a garantirem condições de trabalho eficientes para o bem-estar dos seus colaboradores, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, assenta “num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade”. Mas, se antes a HSST já representava um enorme desafio para a gestão das organizações, independentemente da sua dimensão, agora tornou-se ainda maior.
     
     No último ano, temos assistido à rápida evolução da Covid-19 e à adaptação constante da HSST, através da implementação de planos de contingência, por parte das organizações, que abranjam todos os colaboradores e garantam que são cumpridos os princípios essenciais para a sua proteção. No entanto, a higiene é constantemente posta em causa e a segurança sentida pelos colaboradores no local de trabalho diminuiu face ao medo de contaminação.
     
     Perante o cenário atípico, a tecnologia surge, agora mais do que nunca, como ferramenta essencial para auxiliar as organizações a gerir os seus planos de contingência e o estado dos seus colaboradores, garantido maiores níveis de higiene, segurança e, consequentemente, saúde. A implementação do teletrabalho, a simplificação de processos de comunicação, a identificação das pessoas pertencentes a grupos de risco mais elevado e dos postos de trabalho com elevado risco de contágio são alguns exemplos eficazes e eficientes que a tecnologia nos trouxe como ajuda à HSST.
     
     Tomar medidas mais seguras e que possam reduzir o risco de contágio, salvaguardando a segurança de todos, mas, ao mesmo tempo, possibilitando a sua atividade (procurando rapidamente substituição na função, por exemplo, ou antecipando problemas nos seus projetos ou clientes), é o que as organizações devem agora ter sempre presente, uma vez que esta vai condicionar a atividade, empenho e produtividade dos seus colaboradores. Mais do que nunca, a higiene, segurança e saúde no trabalho devem ser tidas como fator crucial ao sucesso das organizações.

Sara de Sousa, 28 de abril de 2020