Análise SWOT - Por Eduardo Mouta

Autor : ana
Data : Aug 19, 2020

Há duas semanas foi decidido que iria escrever um artigo sobre a análise SWOT.

Lamento só hoje publicá-lo, mas o meu computador apanhou um vírus (Summer_Holidays) que não me deixou ligá-lo durante 2 semanas.

Agora que o vírus foi dizimado, vamo-nos centrar no tema escolhido.

No mundo das vendas é vital ter conhecimento do mercado. Isto permite a poupança de muitos erros e, consequentemente, de muitos euros.

Tendo em conta a velocidade com que as coisas acontecem, é fundamental planear no início de cada ano as atividades e os planos de ação comercial que irão ser desenvolvidos durante esse período.

Esse planeamento deve estar escrito num Plano Comercial.

Uma das ferramentas que nos permitem elaborar esse Plano é a Análise SWOT (também conhecido como análise FOFA).

Tal como noutras temas já analisados trata-se de um acrónimo, neste caso é Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Devemos analisar os pontos fortes/fracos da organização com as principais tendências do meio envolvente, com o objetivo de gerar medidas alternativas para lidar com as oportunidades e ameaças identificadas.

As Forças e as Fraquezas permitem analisar o meio envolvente interno, isto é, os pontos fortes e fracos da nossa empresa ou produto face à concorrência.

Exemplos de PONTOS FORTES/FRACOS

  • Recursos financeiros/performance financeira;
  • Capacidade de gestão;
  • Estrutura de custos;

Para analisarmos o setor da atividade onde estamos inseridos, temos de verificar quais as Oportunidades e as Ameaças existentes no meio envolvente externo.

De seguida, apresento alguns exemplos de AMEAÇAS/OPORTUNIDADES:

  • Fatores político-legais: acordos internacionais, regulamentações técnicas, reformulação das leis vigentes;
  • Fatores económicos: investimento público/privado, clima de confiança, inflação, sistema tributário, incentivos estatais, política de emprego;
  • Fatores socioculturais: movimentos de defesa/grupos de pressão, condições e normas de natureza política, religiosa; taxas de crescimento da população, estrutura etária, taxas de natalidade e mortalidade, fluxos migratórios; repartição por classes sociais, composição das famílias, níveis de habilitações;
  • Fatores tecnológicos: novos equipamentos, materiais e procedimentos;
  • Outros fatores: pandemias, influência do clima, tumultos sociais, cataclismos, infraestruturas.

Agora que o terceiro trimestre está a iniciar, tendo em conta o vírus COVID-19, aconselho que a vossa equipa comercial faça uma análise SWOT para o quarto trimestre.

No Programa Avançado Alto Desempenho em Vendas, os nossos formandos elaboram um Plano Comercial ajustado à empresa onde estão inseridos. Se querem obter mais informações sobre este curso, proponho que visitem o seguinte link (https://www.ilearning.pt/content/product/programa-avan-ado-em-alto-desem...)