Marketing Relacional: Um Amor Para a Vida Toda

Autor : ana
Data : Apr 13, 2021
Categoria :

O mundo está em constante evolução. A vida tornou-se mais rápida e exigente, assim como o mundo empresarial. A concorrência intensificou-se, a tecnologia desenvolveu-se e, como tal, o consumidor já não é o mesmo.

Assim, o marketing teve de se adaptar ao novo paradigma. Iniciou-se uma era mais respeitosa, de comunicação personalizada com o consumidor, orientada para o mesmo e em prol da criação de uma relação duradoura e interativa, que consequentemente leve à sua fidelização à marca. Iniciou-se a era do Marketing Relacional.
 

Mas o que é o Marketing Relacional?

Considera-se Marketing Relacional todas as ações que visam estabelecer e manter relações entre marcas e respetivos públicos de forma personalizada e interativa. O objetivo é que ambas as partes digam o “sim” e “deem o nó” num amor para a vida toda.
Tal como num verdadeiro casamento, mais do que nunca, é essencial que as empresas procurem ouvir e preocupar-se com as necessidades dos seus consumidores. Mais do vender produtos, é preciso tocar às emoções e conquistar o coração dos mais exigentes.
É importante também destacar o papel da tecnologia no Marketing Relacional. Devido à sua evolução nos últimos anos, esta permite às organizações automatizar rotinas, identificar leads importantes para o negócio e clientes através do seu potencial, gerir a sua carteira de clientes, compilar e coordenar informação e reduzir custos e esforços desnecessários. Por isso, com ou sem pandemia, nunca haverão entraves a este tipo de marketing.
 

Dicas para um Marketing Relacional de Sucesso

Dica #01: Conhecer os Clientes - Se o objetivo final é “dar o nó” então é importante primeiro conhecer com quem o fazer. Como? O primeiro passo é aproveitar todas as oportunidades para verificar dados pessoais, o que pode ser feito rapidamente após uma compra. Além disso, pode também enviar, com regularidade, inquéritos de opinião aos clientes, com recompensas associadas que garantam uma maior participação e assim construir uma base de dados sólida e atualizada.
Dica #02: Segmentar e personalizar – A base de dados detida é de extrema importância, porém esta nunca valerá de nada se não for bem utilizada. Destaque critérios relevantes para cada cliente, segmente-os e crie abordagens personalizadas às suas características únicas.
Dica #03: Criar ações que incentivam o retorno - As ações que incentivam o retorno estabelecem um ciclo mais propício ao desenvolvimento de relações com o cliente a longo prazo. O exemplo mais clássico são os programas de fidelidade. Nestes programas, a cada compra, o cliente ganha benefícios para voltar e comprar de novo. Forma-se um ciclo que permite que sua empresa não venda apenas mais, como também consiga novas oportunidades de entender melhor o cliente, interagir com ele e cativá-lo.
Dica #04: Ouvir - Como já foi referido, Marketing Relacional não se trata apenas de falar com o cliente, mas essencialmente em ouvi-lo. Para tal, é necessário ter os canais certos. Muitas organizações erram por não ter um canal de comunicação adequado para receber reclamações ou responder às questões dos seus clientes. Noutros casos, o canal existe, mas não é funcional—quem nunca ficou horas no apoio ao cliente, sem conseguir resolver o seu problema?
 
Agora que já sabe o que é o Marketing Relacional e como utilizá-lo é altura de “dar o nó” e construir um amor para a vida toda entre a sua organização e o seu público!
 
Sara de Sousa, 06 de abril de 2020