A MATRIZ BCG

Data : Jan 17, 2018

A MATRIZ BCG

COMO AVALIAR OS CUSTOS E OS BENEFÍCIOS

 " Nos anos setenta, o Boston Consulting Group (BCG) desenvolveu um método para avaliar o valor dos investimentos de uma empresa. A matriz de quatro campos distingue quatro tipos diferentes de investimentos.

- As vacas leiteiras (cash cows) têm uma elevada quota de mercado, mas uma taxa de crescimento baixa. Isto significa que não custam muito, mas oferecem uma rentabilidade elevada. Comentário dos consultores: esprema-as.

- As estrelas (stars) têm uma quota de mercado alta e uma elevada taxa de crescimento. Mas  o crescimento suga o dinheiro. A esperança  é  as estrelas transformarem-se em vacas leiteiras. Comentário  dos consultores: invista.

- Os pontos de interrogação (question marks) ou «crianças difíceis» têm um potencial de crescimento  elevado, mas uma baixa quota de mercado. Com bastante apoio (financeiro) e persuasão podem transformar-se em estrelas. Comentário dos consultores: uma decisão difícil.

- Os cães rafeiros (dogs) unidades de negócio com uma quota baixa num mercado saturado. Os cães rafeiros apenas podem ser mantidos se tiverem algum valor não financeiro (por exemplo,  um projeto de vaidade pessoal ou um favor a um amigo). Comentário  dos consultores: liquidar.

As palavras mais perigosas num investimento são: «Desta vez vai ser diferente». Sir John Templeton.

Texto retirado do Livro de Decisões