O ABO do Sangue

Autor : ana
Data : Jun 16, 2021
Categoria :

Somos todos iguais, mesmo sendo todos diferentes. Todos os seres humanos são constituídos por sangue, mas todos eles se inserem em grupos sanguíneos diferentes. Assim, se quiser descobrir mais sobre esta temática, continue a ler o presente artigo, que procura apresentar quais os tipos de sangue existentes e qual a compatibilidade entre os mesmos.

Antes de conhecer quais os tipos de sangue existentes, é importante compreender, em primeiro lugar, por que razão é que eles são distinguidos. Os tipos de sangue são diferenciados pela presença de antigénios nos glóbulos vermelhos e de anticorpos no plasma, sendo designados tendo em consideração a classificação ABO e a presença do fator rhesus.

Os tipos de sangue classificados de acordo com o sistema ABO têm as seguintes características:

  • Tipo A – é um dos tipos mais comuns, possuindo antigénios A nos glóbulos vermelhos, e anticorpos no plasma contra o tipo B, também denominado de anti-B;
  • Tipo B – é um dos tipos mais raros, possuindo antigénios B nos glóbulos vermelhos e anticorpos no plasma contra o tipo A, também denominado de anti-A;
  • Tipo AB – tal como o tipo B, é um dos mais raros, possuindo antigénios A e B nos glóbulos vermelhos e sem anticorpos no plasma, significando que é um recetor universal, pois pode receber sangue de todos os tipos sem eu haja uma reação;
  • Tipo O – não possui antigénios nos glóbulos vermelhos e possui anticorpos anti-A e anti-B no plasma. O tipo O é o dador universal, mas apenas pode receber sangue do mesmo grupo sanguíneo.

Além da classificação dos tipos sanguíneo de acordo com o sistema ABO, os tipos sanguíneos também são classificados de acordo com o fator Rh em + e -. O fator Rh corresponde a um antígeno presente nas hemácias e que também deve ser tido em consideração. Os indivíduos que possuem o fator Rh são classificados como Rh+ e podem receber sangue de pessoas que tanto são Rh+ como Rh-, no entanto só podem doar para outras que também possuem Rh+. Por outro lado, os indivíduos que não possuem o fator Rh são classificadas como Rh- e podem doar sangue para pessoas que possuem ou não o fator Rh, no entanto só podem receber de pessoas Rh-.

Reconhecendo que estes podem ser conceitos de difícil compreensão em primeira instância, confira abaixo a tabela das compatibilidades entre os tipos sanguíneos.


 

Sara de Sousa