O beabá das entrevistas de emprego

Autor : ana
Data : Apr 22, 2021
Categoria :

O entusiamo após receber uma chamada para marcação de uma entrevista de emprego pode ser grande, mas regularmente este sentimento vem de braço dado a uma ansiedade que parece não ter fim. E agora? São poucos os minutos para demonstrar o seu valor, marcar pela diferença o recrutador e conquistar a oportunidade, mas retenha: PREPARAÇÃO, PREPARAÇÃO, PREPARAÇÃO. Estar preparado e informado é crucial para fazer a diferença. Ter-se destacado no Curriculum Vitae (CV) não chega e para alcançar a meta ainda lhe faltam os últimos (e piores) metros da corrida: a entrevista de emprego.

OPERAÇÃO: PREPARAÇÃO PARA O SUCESSO

A sua atitude durante a entrevista de emprego pode ser a chave para o seu sucesso ou a rota para o desastre. O segredo: a preparação!
Regra geral, a grande maioria das entrevistas de emprego, seguem uma estrutura semelhante. Mas ainda que possam seguir modelos diferentes, há sempre traços comuns. Por esta razão, nunca é demais lembrar que existem regras básicas que podem garantir-lhe aquele emprego tão desejado. E lembre-se, os detalhes fazem a diferença.

1. ESTEJA INFORMADO
Informação é poder
e numa entrevista de emprego estar informado pode determinar o sucesso da sua entrevista e o primeiro lugar entre os concorrentes.
De uma forma geral, os candidatos não se preparam adequadamente para as entrevistas de emprego e escorregam logo no início desta corrida. No entanto, é importante ter em mente que durante a entrevista os recrutadores querem perceber até que ponto conhece ou não a empresa, bem como até que ponto está efetivamente interessado na oferta ou se está só a “disparar em todas as direções”.
O nosso conselho é que pesquise informações sobre a empresa: a sua história, missão, visão, respetivo posicionamento no mercado, etc. Fazer um bom “trabalho de casa” é fundamental para ser bem-sucedido na entrevista de emprego, já que lhe vai permitir antecipar possíveis questões e responder de forma estruturada e correta.

2. SEJA CONFIANTE
Ser confiante pode parecer uma missão impossível com toda pressão do momento. Mas lembre-se: tem capacidades para desempenhar as funções do cargo a que se candidata (senão nem teria sido selecionado para a entrevista) e, como foi aconselhado anteriormente, está informado. Não existem razões para temer a sua entrevista.
Para além disso, confiança gera confiança. Mostre-se capaz e à vontade para responder às questões. Desta forma, o recrutador terá também confiança em si para desempenhar as funções exigidas e acrescentar valor à organização.

3. LEMBRE-SE DA LINGUAGEM CORPORAL
A confiança não deve estar presente apenas na linguagem verbal. A linguagem corporal deve ser valorizada e tida em atenção, pois caso contrário pode transmitir mensagens erradas ao seu recrutador. Mantenha uma postura correta e profissional, mas evite estar demasiado rígido. Sorria, mantenha a cabeça erguida e faça contacto visual com o recrutador.

4. ADEQUE-SE À ORGANIZAÇÃO
Cada organização tem a sua cultura organizacional específica. Com base na pesquisa que realizou previamente, procure adequar-se e encaixar-se nesta, desde a roupa utilizada à postura adotada. Desta forma, será mais fácil para o recrutador imaginá-lo como colaborador da organização e parte da equipa.

5. PARTICIPE ATIVAMENTE NA ENTREVISTA
Em algum momento, é frequente o recrutador perguntar ao candidato se tem alguma questão. Esta pergunta parece rotineira mas desengane-se! Esta pode ser uma oportunidade de mostrar o seu interesse e conhecimentos, destacando-se da competição.
Para além disso, lembre-se que a entrevista serve como um processo de escolha mútua. O recrutador faz uso da entrevista para perceber qual o candidato mais apropriado à vaga, mas o candidato deve utilizar a entrevista como meio para identificar prós e contras de trabalhar na organização e perceber se esta é adequada ao seu perfil e métodos de trabalho. Priorize a felicidade e o bem-estar no local de trabalho.

Agora que já conhece o nosso beabá das entrevistas de emprego, está na altura de ocupar a sua posição na pista e ganhar a corrida.

Sara de Sousa, 19 de abril de 2021