O Dia Nacional do Estudante

Autor : ana
Data : Mar 24, 2022
Categoria :

Hoje, dia 24 de março é Dia Nacional do Estudante.

Implementada pela Assembleia da República Portuguesa em 1987, o dia nacional do estudante é muito mais do que uma simples celebração. É um dia de homenagem. Homenagem aos estudantes que enfrentaram dificuldades e obstáculos na crise académica dos anos 60.

Desde muito novos, somos instruídos a aprender e eventualmente a lutar pelo nosso futuro.

A importância da educação reflete-se nos mais diferentes aspetos, tais como, a capacidade de lidar com emoções, a capacidade de nos relacionarmos, interpretar informações, tomar decisões e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.

Hoje celebramos este dia livremente. Falamos e escrevemos acerca do assunto sem mesmo pensar que anos antes o mesmo era proibido.

Foi há 60 Anos

No ano de 1962, e após o Governo de Salazar proibir a celebração do Dia do Estudante, o conflito começou com protestos em Coimbra e Lisboa, violentamente dominado pela Polícia de Choque que avançou sobre centena de jovens estudantes.

Como resposta, os estudantes de todas as escolas superiores de Lisboa declararam luto académico, seguido de uma greve de fome que acabou em detenções, sendo considera a maior operação policial realizada pelo Estado Novo.

Só em junho, depois dos estudantes serem libertados, um plenário realizado no Instituto Superior Técnico ditou o levantamento da greve, no entanto, um despacho ministerial puniu 21 grevistas com uma pena de expulsão, durante 30 meses, de todas as escolas de Lisboa.

Em pleno século XXI é importante realçar que a luta pelo direito à educação e liberdade continua e é cada vez mais forte.

Os estudantes são o futuro e a educação é o melhor investimento pelo amanhã.

O dia 24 de março, segundo o decreto n.º 77/IV, tem como ideais base “o estímulo à participação dos estudantes na vida escolar e da sociedade”, a “cooperação e convivência entre os estudantes”, “a democratização e o desenvolvimento do ensino” e “a ligação dos estudantes com a comunidade”.

“A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.” - Nelson Mandela