O feminino na ciência em Portugal

Autor : ana
Data : Feb 11, 2022
Categoria :

O Campo da ciência é ainda em 2022, um longo caminho a percorrer pelas mulheres, não só em Portugal, mas no mundo. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, atualmente, no campo científico menos de 30% são mulheres, demonstrando que apesar do mundo avançar a alta velocidade ainda existem barreiras e obstáculos, sobretudo em áreas como ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas, para as mulheres e meninas.

Apesar do trajeto ainda ser curto, há que homenagear quem, em Portugal, apesar da discriminação de género e a falta de reconhecimento pela comunidade científica, contribuíram para a história e abriram o caminho para outras mulheres na ciência.

Carolina Beatriz Ângelo

  • Foi em 1911 a primeira mulher a votar em Portugal e a primeira médica a realizar uma cirurgia no Hospital São José de Lisboa. Dedicou a sua curta vida a lutar pela igualdade de tratamento entre mulheres e crianças.

Adelaide Cabete

  • Médica obstetra, ginecologista, professora, maçom, autora, benemérita, pacifista, abolicionista, defensora dos animais e humanista. Foi uma das principais feministas portuguesas do século XX. Lutou pelos direitos das mulheres, distinguiu-se no apoio às mulheres grávidas, reivindicando para as mulheres o direito a licença de maternidade. Durante mais de vinte anos presidiu o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas.

Maria de Lurdes Pintassilgo

  • Engenheira química, dirigente eclesial e política portuguesa. Foi a primeira e a única mulher a desempenhar o cargo de primeira ministra em Portugal. Licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial, numa época em que eram poucas as mulheres que seguiam pela área da engenharia. Entre os 250 alunos do seu curso, apenas 3 eram mulheres.

Odette Ferreira

  • Farmacêutica, professora universitária e investigadora portuguesa. Foi pioneira da investigação sobre SIDA em Portugal. Identificou o HIV de tipo 2, descoberta da maior relevância no que se refere à epidemiologia e diagnóstico desta doença.

Estas quatro mulheres são algumas das muitas que inspiram todos os dias as meninas que sonham integrar o campo da ciência.

Hoje o dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado em todo o mundo. É desde 2015 uma Iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com o intuito de fortalecer o compromisso global com a igualdade de direitos entre homens e mulheres, principalmente do ponto de vista da educação.

Apesar do caminho ainda ser longo e ainda haver muito por conquistar, é importante referir que mesmo com todas as dificuldades, as mulheres destacam-se nas suas atividades e as suas contribuições têm recebido, cada vez mais, reconhecimento.

Hoje, amanhã e todos os dias, é importante encorajarmos as nossas crianças, que tal como no mundo do futebol, o mundo da ciência já não é só deles.