O Sucesso Começa na Entrevista de Emprego

Autor : ana
Data : Sep 03, 2021
Categoria :

As entrevistas de emprego podem ser situações que causam ansiedade. São muito importantes e são a chave para um posterior sucesso profissional. É fulcral preparar-se para colocar do seu lado todas as chances para conseguir uma vaga de emprego, ou, até mesmo, de estágio.

Comece, acima de tudo, por criar um currículo completo e adequado.

Nem todas as informações que colocar podem interessar à organização recrutadora. Por isso, adapte o seu currículo com informações relevantes e ricas. Coloque algumas das suas aptidões pessoais que considerar relevantes e as suas experiências profissionais anteriores.

Saiba mais sobre a empresa.
Informe-se, antes da entrevista, sobre a empresa. Saiba o que ela faz, quais os tipos de serviços que presta, qual é a missão, visão e valores da empresa. Revelará interesse da sua parte.

Mostre como pode ser uma mais valia para a organização.
Ao conhecer o que a empresa necessita, poderá mostrar quais das suas características e experiências são uma mais valia para o escolherem a si.

Prepare-se.
Em todas as entrevistas de emprego, terá que responder a certas perguntas. Pesquise e informe-se quais as mais recorrentes, treine em casa, para que no dia saiba o que é mais importante responder.

Adapte a sua linguagem corporal.
Para além daquilo que disser, outro aspeto fundamental é a linguagem corporal e aquilo que transmitir ao empregador. Tenha uma atitude correta, tenha um vestuário adequado, não seja desleixado e não mostre desinteresse.

Faça perguntas.
Mostre que tem interesse ao colocar algumas perguntas relevantes ao empregador, de modo a saber mais sobre a empresa, por exemplo.

Seja sincero.
Não minta. Seja sincero ao longo de toda a entrevista, poderá fazer toda a diferença no fim.

Tenha em atenção as redes sociais.
Hoje em dia, vivemos numa era muito ligada às redes sociais. As mesmas passaram, em certos casos, a ser um meio de recrutamento. Tenha em atenção aquilo que colocar nas suas contas pessoais, pois dizem muito de si (por vezes mais do que o seu currículo). Utilize, por exemplo, o LinkedIn, uma rede social corporativa, que o poderá conectar com organizações, para disponibilizar informações sobre a sua formação e experiência profissional.

Atualmente, tivemos de arranjar formas de nos adaptar à nova realidade. O online veio revolucionar muitos aspetos do nosso dia-a-dia. É, por isso, possível que venha a ter entrevistas de emprego online. Apesar das “regras” serem as mesmas, é importante ter certos aspetos em atenção:

Teste os seus equipamentos.
Antes de iniciar a entrevista, teste os equipamentos que pretende utilizar, de modo a evitar problemas técnicos no decorrer da conversa.

Privilegie o uso de auriculares.
O importante é a informação que transmitir. Para que a comunicação seja o mais agradável possível, aposte no uso de auriculares para uma melhor qualidade sonora.

Enquadre a imagem.
Coloque a sua câmara numa posição correta, de modo a que esteja enquadrado da melhor forma.

Escolha um local apropriado.
Privilegie um local silencioso e bem iluminado.

Dê valor à sua apresentação.
A sua apresentação numa entrevista presencial é fundamental, o mesmo acontece no online. Escolha o vestuário adequado e tenha uma postura correta.

Prepare os seus documentos.
Prepare com antecedência alguns documentos que possam ser necessários, caso tenha de os partilhar no decorrer da entrevista. Além do mais, mostrará que está interessado e que é proativo.