Pôr Mãos à Terra

Autor : rabreu
Data : Mar 24, 2021
Categoria :

A preocupação por um mundo mais verde e sustentável ocupa finalmente um lugar de destaque, refletindo-se em inúmeros gestos quotidianos. Separar o lixo, comprar a granel e evitar o uso desnecessário de plástico são alguns dos primeiros passos para quem quer reduzir o seu impacto no mundo. Mas por que não dar um passo extra e criar uma horta em casa? Com um pouco de tempo e vontade de pôr mãos à terra, todos podem ter acesso a comida saudável, saborosa e ecológica com um projeto que para além de ser excelente para o meio ambiente por toda a valorização ambiental, é também terapêutico e economicamente mais sustentável. E atenção, se não tem espaço ao ar livre ou se tem uma casa pequena, não desista já de ler este artigo! As dicas funcionam de igual forma para um cantinho de ervas aromáticas que prometem dar cor e um cheirinho agradável à sua cozinha.

PORQUÊ UMA HORTA?
1.
Alimentação mais saudável e saborosa: Começar uma horta em casa é meio caminho andado para alterar e melhorar hábitos alimentares, uma vez que os alimentos consumidos são naturalmente mais nutritivos. Legumes, frutas ou ervas aromáticas colhidas e escolhidas no momento, dão-lhe uma experiência de sabor incomparável. Não há mais local, biológico ou fresco do que o que sai da sua horta.
2. Segurança sobre o que come: Ter uma alimentação saudável não é só comermos mais verduras e fruta. É também termos em atenção à qualidade dos produtos e como são cultivados. Quando vamos comprar este tipo de produtos ao supermercado, não vemos o que está por trás dos mesmos como são exemplo as pesticidas e fertilizantes, que para além de contaminarem os solos e a água, se forem usados em grandes quantidades podem ter consequências a longo prazo para o nosso organismo. Por isso mesmo, ter uma horta em casa permite-nos consumir produtos frescos, seguros de que não foram adicionadas substâncias químicas tóxicas.
3. Mais qualidade ao menor preço: Quem compra produtos biológicos ou locais, sabe que por vezes tem que olhar à qualidade e não ao preço. No entanto, ter uma horta em casa é trazer o supermercado para dentro de portas. Não há maior poupança do que cultivar a sua própria comida.
4. Momento de desaceleração e reencontro com a natureza: Num mundo que cada vez mais se desenrola no online, aconselhamos a que desligue todos os seus dispositivos e embarque no voo pelo melhor que a natureza tem para oferecer. As atividades na horta são ideais para desocupar a mente, deixar pensamentos fluir e relaxar. Melhor do que meditar, só mesmo cavar plantar e regar!
5. Cuidar da horta é cuidar do ambiente: Para além de evitarmos pesticidas e fertilizantes químicos, ao termos uma horta em casa, evitamos embalagens
desnecessárias, processamento de alimentos e respetiva distribuição. Uma horta em casa conduz-nos à diminuição da nossa pegada ecológica.

POR ONDE COMEÇAR?
Algumas pessoas acham que têm uma força ínfima para começar uma horta caseira, que dá muito trabalho, que não têm espaço ou tempo. Porém, as aparências iludem e a criação de um cantinho de sabor e paz dá menos trabalho do que parece.
O primeiro passo é certificar-se que tem a localização certa para plantar. Se não tem espaço ao ar livre, lembre-se que as hortas verticais são uma ótima opção para colmatar o problema. Seja criativo e não se esqueça apenas de garantir que o local escolhido está na primeira fila dos raios de luz. As plantas precisam de horas de luz para crescerem e quanto mais expostas estiverem, mais rápido irão crescer. Caso a sua casa não tenha muita exposição solar, não desista já! As ervas aromáticas e as plantas comestíveis são uma ótima opção.

Uma vez escolhida a localização, o passo seguinte é perceber o que é necessário na construção da sua horta:
1. Terra: As plantas, como qualquer ser vivo, precisam de nutrientes para sobreviverem. Estes vão estar presentes na terra que servirá como suporte de vida de todos os seus futuros produtos.
2. Vasos: Antes de escolher o recipiente a utilizar, é muito importante ter em atenção à profundidade das raízes das plantas a serem cultivadas. Para além disso, tenha sempre em atenção se o vaso possui furinhos no seu fundo para que a água em excesso escoe. Tal como o ser humano se afoga com o excesso de água, as plantas também podem morrer. Tendo estes 2 aspetos em atenção olhe agora para dentro dos seus armários. Latas de chá, café, refrigerantes ou conservas, embalagens de leite, caixotes de madeira e até caixas de ovos podem substituir os tradicionais vasos.
3. Sementes: Antes de comprar qualquer semente, não se esqueça das sementes que já estão em sua casa. Kiwis, tangerinas, abacates, abóboras, pimentos, tomates ou malaguetas são bons exemplos de alimentos de fácil reaproveitamento de sementes.
4. Adubo: O adubo é responsável por fornecer à terra os nutrientes necessários para manter as suas plantas saudáveis. Pode optar por comprar ou então experienciar os benefícios de adubos caseiros.
5. Água: Em prol da sua horta ser o mais ecológica possível, aconselhamos o aproveitamento da água inicial fria do seu banho para regar as suas plantas.
6. Luz Natural: Tal como já foi referido, é muito importante para as suas plantas estarem expostas à luz natural para poderem crescer.

O QUE POSSO PLANTAR EM CASA?
Em primeiro lugar, depende do espaço. Tal como já foi referido, as flores comestíveis e as ervas aromáticas são uma ótima opção para quem só tem um parapeito de uma janela. Porém, pode adicionar a essa lista a alface, espinafre, nabo, nabiça e beterraba pois são alimentos que não necessitam de muito espaço para o seu crescimento.
Além disso, é importante perceber que a natureza tem o seu tempo e a sua própria forma de criar, e por isso, é muito importante que antes de escolhermos o que vamos plantar tenhamos em atenção os ciclos e as épocas em que podemos cultivar as frutas e/ou legumes que mais gostamos. O nosso conselho passa por investigar sobre qual a época para dar vida às suas frutas e legumes favoritos. Sendo que o mês de abril está quase à porta saiba que este é o mês ideal para as suas abóboras, batatas, beterraba, brócolos, cenoura, feijão, melão, melancia, nabos, pimentos, cebolas, pepinos e tomate.
Agora que já sabe o que deve e o que não deve fazer para criar a sua horta caseira é altura de pôr mãos à obra. Ou melhor dizendo, pôr mãos à terra!