Potencialidades e desafios das novas tecnologias

Autor : ana
Data : May 16, 2022
Categoria :

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Internet, também conhecido pelo Dia Mundial da Sociedade da Informação.

A criação deste dia teve como finalidade a reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias.

A Internet surgiu, pela primeira vez, no decorrer da II Guerra Mundial, no final da década de 60, quando foi criado um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

Sabia que… em Portugal, a primeira entidade a ter ligação à Internet foi a Universidade de Lisboa, seguida da Universidade do Minho, pouco tempo depois?

Os benefícios da Internet podem resumir-se a 4 palavras: Acessibilidade, Praticidade, Entretenimento e Relacionamento:

  1. Acessibilidade: porque como o nome indica, o acesso à informação passou a ser rápido e vasto. Hoje em dia temos milhares de informações disponíveis na internet, que nos permitem enriquecer a nível cultural e melhorar o nosso conhecimento geral sobre as mais variadas temáticas;
  2. Praticidade: porque a nossa vida ficou facilitada em inúmeros aspetos, dos quais: a pesquisa de informações, o estudo online, o trabalho a partir de casa, ou até mesmo como suporte para as empresas, que hoje em dia, trabalham a partir da internet, ou até mesmo as compras que se podem realizar com um simples clique;
  3. Entretenimento: porque a internet disponibiliza lazer para toda a família, através de jogos online para os mais novos, ou de revistas e vídeos informativos para os mais velhos;
  4. Relacionamento: porque melhora e encurta a distância entre familiares e amigos por ser uma fonte de comunicação ilimitada.

Embora a Internet tenha vindo facilitar as relações interpessoais e o desenvolvimento a vários níveis, também trouxe com ela diversos riscos. Por isso, deve ter capacidade de se prevenir, seguindo alguns conselhos:

  1. Crie uma password forte e não a partilhe com ninguém (datas de nascimento ou apelidos não são boas apostas);
  2. Deve ter noção de que, quando partilha o seu número de telemóvel, a sua morada, ou o local exato onde se encontra, os desconhecidos também têm acesso aos mesmos;
  3. Não aceite pedidos de amizade de pessoas que não conhece ou quando o conteúdo lhe pareça duvidoso;
  4. Tudo o que coloca na internet deixa de ser privado, por isso, deve filtrar bem as informações que quer que os outros tenham acesso.

A Internet veio facilitar a vida e a comunicação de todos os cidadãos, encurtando distâncias e aproximando-nos daqueles que mais gostamos, através da partilha de momentos, do envio de presentes e das demonstrações de carinho.

Hoje já falou com alguém através da Internet?