Potencialize o seu LinkedIn

Autor : ana
Data : May 26, 2021
Categoria :

   Que a tecnologia veio facilitar a vida da sociedade nos dias de hoje, não é novidade. Que a internet está presente em múltiplos momentos do nosso dia a dia, também não. Mas, já parou para refletir sobre como é que a internet veio alterar o paradigma no mercado de trabalho?

   É certo que, atualmente, muitas amizades e relacionamentos começam no meio virtual. Mas, o que muitos não se apercebem, é que até mesmo um emprego pode ter o online como pontapé inicial. As redes sociais são hoje o espelho das personalidades por detrás dos ecrãs e os recrutadores recorrem ao seu uso para conhecer ao máximo o seu possível futuro colaborador. Considerado uma rede social para profissionais, o LinkedIn é um importante instrumento neste plano, tornando-se essencial para quem procura alargar a sua rede de contactos e encontrar novas oportunidades de crescimento na carreira.

Mas o que é o LinkedIn?
   Com mais de 15 anos de existência, o LinkedIn foi criado pelo norte-americano Reid Hoffman e lançado oficialmente em maio de 2003. Hoje, é considerado como a maior rede social corporativa existente, procurando conectar não só profissionais com organizações, mas também profissionais com outros profissionais que podem ser, ou não, da mesma área laboral.
   Ao contrário das redes sociais mais populares, como são exemplos o Facebook e Instagram, o LinkedIn é dedicado exclusivamente à interação de contatos profissionais, focando-se, por isso, no perfil profissional de cada usuário. A utilização da plataforma é bastante intuitiva e não difere muito das outras: é gratuita, permite interação entre os membros e a publicação de posts. Para além disso, sendo que é uma rede social para profissionais, é ainda possível criar uma espécie de currículo virtual, no qual pode informar as suas conexões sobre o seu nível de escolaridade, trabalhos anteriores, aptidões desenvolvidas e, até mesmo, incluir alguns projetos e certificados recebidos durante a sua carreira. No LinkedIn, é possível encontrar (ou anunciar) vagas de emprego, além de adicionar novas “conexões”, possibilitando que o usuário acompanhe publicações daqueles com os quais possui afinidade.

Porquê ter uma conta no LinkedIn?
   De acordo com a revista Fortune, 73% das maiores organizações do mundo usam serviços de redes sociais para contratar colaboradores ou aproximar-se da sua comunidade. Assim, o LinkedIn apresenta-se como um instrumento importante para organizações e colaboradores se manterem atualizadas e visíveis no mercado de trabalho.
   Por um lado, organizações utilizam a rede como meio de divulgação não só das suas vagas, mas também da sua visão, missão e valores, atualizando os usuários a si conectados com artigos ou publicações de cariz mais interativo que permitam conhecer o dia a dia na organização e as suas novidades.
   Por outro lado, os usuários encontram na rede uma forma de divulgar as suas próprias competências e trabalhos desenvolvidos, espelhando o bom profissional que dizem ser na habitual entrevista de emprego e ajudando as organizações a perceberem o seu valor e potencial.
   É importante ainda destacar que através da forma como o LinkedIn permite o alargamento da rede de contactos pessoais, através da troca de experiências e informações, este pode abrir portas para oportunidades que de outra forma poderiam não existir.

Como potencializar o seu LinkedIn?
   Apesar da importância de ter um perfil no LinkedIn, é vital lembrar-se que, tal como um currículo, a sua página deve ser atraente, para que dessa forma consiga estabelecer uma boa rede de conexões e encontrar uma vaga de emprego, se esse for o seu objetivo.

1. Otimize a sua foto de perfil: Na era das redes sociais, os recrutadores querem ver um rosto e conhecer todos os traços de quem está do outro lado. Invista numa boa foto e garanta que esta tem uma boa definição de imagem e que espelha a impressão que quer causar.
2. Mantenha o seu cargo atualizado: Para os motores de pesquisa, o cargo é a tag mais importante no LinkedIn. Para perceber a sua importância, basta colocar-se no lugar do recrutador.
Como em qualquer motor de pesquisa, o recrutar procura uma solução para o seu problema. Neste caso, um profissional capaz de responder às necessidades do serviço da organização para a qual trabalha. Se no seu LinkedIn definir a função que exerce (ou pode exercer) de forma clara, o recrutador poderá, de imediato, perceber se tem o perfil indicado para solucionar o seu problema.
3. Crie um resumo do seu perfil: Muitas vezes ignorado pelos utilizadores do LinkedIn, o resumo do perfil é uma oportunidade excelente para, não só se mostrar enquanto profissional, mas também as competências que domina e assim otimizar o seu perfil para um ranking mais alto entre os motores de pesquisa.
No entanto, lembre-se que o meio virtual requer rapidez e informações fáceis de serem visualizadas. Evite, por isso, fazer todo um histórico detalhado das suas experiências anteriores neste espaço. Utilize-o apenas para colocar as informações mais relevantes sobre a sua trajetória, como áreas de atuação e cargo atual, e faça uso de palavras-chave importantes.
4. Personalize o seu URL: Tal como acontece em blogs e sites, o URL é um fator determinante para um bom posicionamento nos motores de pesquisa. Por este motivo, o LinkedIn permite ao utilizador personalizar o seu próprio URL, facilitando o encontro do seu perfil na web e a sua memorização por parte de outros usuários. Afinal, é muito mais fácil lembrar-se de um URL que possua palavras e, possivelmente, poucos números, do que aqueles cheios de letras, algarismos e símbolos.
5. Mantenha-se ativo: Mais do que apenas se dar a conhecer, é importante ter uma voz e espírito crítico no LinkedIn para que as organizações reconheçam o seu valor e potencial para as ajudar a chegar ao próximo nível. Publique ideias, textos e artigos que considere importantes e que, de alguma forma, lhe acrescentem valor enquanto profissional.
No entanto, se ainda não se sente confortável para expor as suas opiniões no online, comece por curtir ou partilhar artigos de outros utilizadores que considere relevantes. Desta forma, mostrar-se-á ativo na rede e atento ao que acontece à sua volta, características também importantes e valorizadas por recrutadores.

   Perante todas as possibilidades e benefícios do LinkedIn, vai mesmo querer ficar de fora? Crie o seu perfil, utilize as nossas dicas e conecte-se connosco em https://www.linkedin.com/company/comunilog-consulting/mycompany/.

Sara de Sousa, 26 de maio de 2021