Produtividade em Teletrabalho

Autor : ana
Data : Jun 01, 2021
Categoria :

   Embora o teletrabalho não seja novo, foi com a pandemia que o paradigma empresarial se alterou e a grande maioria das empresas adotou o trabalho remoto. Independentemente de serem públicas ou privadas, pequenas e médias empresas ou gigantes multinacionais, os seus colaboradores passaram a trabalhar a partir das suas casas, tendo agora que gerir o seu tempo de forma a criar um maior equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

   Trabalhar a partir de casa pode ser muito benéfico para os colaboradores das organizações, uma vez que estes não têm de se deslocar para as suas empresas para fazerem as suas tarefas, poupando tempo e dinheiro. Também as próprias empresas saem a ganhar com o teletrabalho, já que não têm de ter os seus colaboradores num espaço físico para estes apresentarem resultados e a empresa prosperar, poupando assim dinheiro e recursos.

   Contudo, o teletrabalho não é um mar de rosas, e trabalhar a partir de casa pode ser um desafio constante. Devido ao facto de se estar habituado a trabalhar num escritório, pode ser difícil adaptar-se a trabalhar em casa e ser produtivo, já que as distrações acrescem quando se está num ambiente mais familiar e acolhedor. Assim sendo, é necessário criar hábitos para se manter igualmente produtivo e eficaz e apresentar bons resultados.

   Para ajudar todos aqueles que estão em teletrabalho a não perderem o foco, apresentamos algumas dicas que o podem ajudar neste novo normal que é trabalhar em casa.

   Criar um espaço de trabalho. Tal como referido anteriormente, as distrações em casa são muito maiores, e por isso é essencial criar em sua casa um espaço específico destinado ao seu trabalho. Deste modo, vai estar mais focado naquilo que tem de fazer, evitando possíveis distrações. Escolha uma divisão com uma boa exposição solar e monte o seu “escritório” em casa com tudo aquilo que necessita para o seu dia a dia.

   Defina objetivos e um horário de trabalho. Definir objetivos diários realistas pode ajudar a manter a sua produtividade e foco durante o trabalho. Tome nota desses mesmos objetivos e, à medida que os vai alcançando, vá assinalando-os como feitos. Um dos pontos positivos do teletrabalho é a flexibilidade nos horários de trabalho. Assim, para alcançar os objetivos definidos, é essencial que defina um horário de trabalho de modo a estar concentrado nas suas tarefas durante um determinado período de tempo. Não se esqueça de fazer algumas pausas ao longo do dia para comer alguma coisa e apanhar ar, por exemplo. É importante que mantenha o seu bem-estar para conseguir atingir os seus objetivos.

   Vista-se. Evitar ficar de pijama é a palavra de ordem neste tópico. Não precisa de se vestir exatamente como se vestiria para o escritório da sua empresa, mas arranjar-se e vestir uma roupa mais apropriada ao trabalho – e não ficar de pijama ou de fato de treino – vai ajudá-lo a focar-se nas suas tarefas e a manter a sua produtividade.

   Mantenha o contacto com os seus colegas. Estar em teletrabalho pode tornar-se isolador, e por isso é fundamental que continue a manter o contacto com os seus colegas de trabalho, quer através de mensagens quer por videochamadas. Também pode ser importante realizar pequenas reuniões ao longo da semana para trocarem ideias sobre os projetos e tarefas de cada um. O mais importante é que não se sinta sozinho nesta jornada do teletrabalho.

   Tal como referido anteriormente, o teletrabalho pode ser muito benéfico quer para os colaboradores como para as empresas. Ao trabalhar a partir de casa, é possível criar um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas é necessário que se consiga focar e manter produtivo. Agora que já conhece algumas dicas para o ajudar no teletrabalho, basta continuar a realizar as suas tarefas e ajudar a sua empresa a atingir os seus objetivos, mesmo estando a trabalhar a partir de sua casa.

Dinis Silva