Prospeção: conceito, métodos e planeamento

Autor : ana
Data : May 19, 2021

 

 

O sucesso nas vendas tem uma relação direta com a capacidade de encontrarmos clientes.

O caminho para encontrar clientes passa, em primeiro lugar, por encontrar prospetos ou potenciais e convertê-los. Quando acompanho equipas comerciais, há sempre uma grande resistência em se fazer prospeção, pois um dos maiores desafios desta atividade comercial passa por lidar com a frustração das respostas negativas. Recordo que a taxa de sucesso na prospeção comercial é em média de 10%. Isto significa que em cada 100 chamadas/e-mails/mensagens de Linkedin realizadas, terei sucesso em 10. Infelizmente, há alguns comerciais que se focam nos 90 “nãos” em vez dos 10 “sim”.

Um comercial júnior deve gerir a sua agenda semanal da seguinte forma:

75% tempo – Prospeção;

25% tempo - Conhecer produto e desenvolver técnicas de apresentação.

Lembrem-se que o funil de vendas (processo comercial) inicia nesta fase. Vão ter de encher o funil com contactos (prospeção comercial) para posteriormente encontrarem alguém que tenha interesse em obter uma proposta e, quem sabe, comprar o produto nas condições oferecidas.

Qual é o prospeto ideal?

  • Alguém que contactamos e tem necessidade de produto ou serviço;
  • Capacidade financeira para adquirir;
  • Atitude Positiva perante o produto/serviço vendido e a empresa que representamos;
  • Querer comprar grandes quantidades;
  • Estar geograficamente perto de nós.

Tipos de Prospetos

No decorrer da nossa atividade comercial, vamo-nos cruzar com três tipos de prospetos:

Prospetos positivos

Indivíduos bem-sucedidos, que já identificaram o seu problema e sabem que o nosso produto/serviço vai satisfazer as suas necessidades.

Normalmente são comunicativos, bem-educados e aceitam a nossa ajuda.

Prospetos negativos

Já tiveram uma má experiência com comerciais, com empresas do mesmo setor de atividade, ou com um produto da concorrência, e, por isso, podem tornar-se desagradáveis. Depois de uma primeira abordagem negativa, dão-nos a possibilidade de se tornarem clientes.

Prospetos tóxicos

São pessoas que nos roubam energia. Não compreendem, não querem compreender o que fazemos e o valor do nosso produto e função. Trazem mais problemas do que retorno. O maior erro que se pode cometer é desperdiçar tempo com alguém que nunca aceitará as nossas condições.
 

Como alimentar o Funil de Vendas?

Para alimentar o nosso funil de vendas, vamos ter de recorrer a várias Fontes de Prospetos:

  • Telefone;
  • Bases de Prospeção;

(Iberinform, Einforma, Racius)

  • Jornais e Revistas;
  • Amigos e Familiares;
  • Internet e E-mail;
  • Contactos Profissionais anteriores;
  • Listagem de clientes antigos;
  • Ciclo de vida de produtos;
  • Matriz de novas oportunidades;
  • Referências.

Realço que uma das principais fontes de prospeção está no Linkedin. Através de uma simples pesquisa pelo nome da empresa, conseguimos identificar os potenciais tomadores de decisão, com a vantagem de que pode servir como forma de entrarmos em contacto direto.

Há quem defenda que a partir de determinada altura, as empresas deixam de ter necessidade de fazer prospeção comercial, pois passam a ser conhecidas e reconhecidas pelo mercado. Num mercado utópico será verdade. Aquilo que a realidade me demonstrou é que se queremos fechar grandes contratos e caminhar para a excelência comercial nunca poderemos deixar de praticar a primeira fase do funil de vendas: Prospeção Comercial.

Este e outros assuntos que permitem alavancar as suas vendas serão analisados na 4ª Edição do Programa Avançado Alto Desempenho em Vendas. Pode-se inscrever a partir do link (https://ilearning.pt/content/product/programa-avan-ado-em-alto-desempenh...).