Psicopata Americano, Bret Easton Ellis [Sugestão de Carlos Ramos]

Autor : ana
Data : Oct 15, 2021
Categoria :

Como temos vindo a realçar estes últimos meses, os benefícios da leitura são inquestionáveis. A vontade de ler aqueles livros que já começam a formar pilha na mesinha de cabeceira é muita, no entanto, por falta de tempo, cansaço ou por uma série de outras razões, muita gente deixa a leitura para segundo plano. Não o faça! Ler é importante e estimula o bom funcionamento da memória.

A obra literária selecionada para este mês de Outubro, pertence ao colaborador Carlos Ramos.

"Bret Easton Ellis é um dos meus romancistas preferidos, pela narrativa extremamente descritiva, detalhada e inteligente com que aborda temas prementes.
Este livro narra uma história de um alto quadro que trabalha num banco de investimentos em Wall Street. É um sujeito aparentemente invejável,  jovem bonito, bem educado, mas que passa as suas noites entre restaurantes luxuosos, boîtes e festas particulares, festas essas regadas com todos os aditivos inerentes de uma vida boémia. e do lado mais sombrio e camuflado da vida noturna de Nova York d final dos anos 80.  É um retrato humorístico, cruel e até repulsivo de um yuppie com uma vida ostentadora e prepotente, típico de uma feira popular e de vaidades que se vivia nesta época dos anos 80.
Porém, este jovem bem sucedido tem alguns segredos bem guardados. Por trás da fachada de aparente normalidade, possui o instinto de um serial killer e que detém características de aversão, de asco e repulsa, tão típicas de um psicopata. No romance, esta personagem monstruosa revela "duas caras", mas uma das facetas dele levava-o a cometer crimes abjetos e sem razão aparente, de uma forma preparada e meticulosa. Crimes esses, contra mulheres, mendigos, músicos de ruas, colegas, crianças...expressando o seu alter ego através da tortura e dos homicídios. Uma obra arrepiante que ilustra o caráter descartável e banal que uma vida humana pode representar. Uma obra de um rigor e detalhe descritivo sem mácula."

SINOPSE

Patrick Bateman é elegante, bem educado, inteligente. Trabalha de dia na Wall Street, ganhando uma fortuna para juntar àquela com que nasceu. As suas noites passa-as ele de formas que ninguém se atreveria a imaginar. Tem 26 anos e está a viver o seu próprio Sonho Americano. Psicopata Americano passa-se num mundo e numa época que nos são familiares. A elite rica é cada vez mais rica; os pobres e marginais são atirados para as ruas às dezenas de milhar, e tudo, até o mais horrível, parece possível. Mesmo assim Bateman, que exprime a sua verdadeira natureza através da tortura e do assassinato, prefigura um horror apocalípltico, impossível de suportar para qualquer sociedade. Psicopata Americano é um romance tão profundamente moral como necessariamente repugnante.

Relembramos que todos os meses, no dia 23, partilhamos uma sugestão de leitura selecionada pelos nossos colaboradores. Vamos aproximar leitores! Vamos fazer com que outros se rendam a este gigantesco mundo dos livros!

Consulte as restantes Sugestões de Leitura em https://www.comunilog.com/tags/sugest-o-de-leitura