Quer distinguir-se como comercial?

Autor : ana
Data : Jun 13, 2022
Categoria :

O comercial é um profissional que atua de forma direta na venda de produtos e serviços de uma empresa. No entanto, é também responsável pela imagem da empresa, promovendo relações saudáveis com os clientes.

As caraterísticas que estão inerentes à profissão de comercial de vendas são a dedicação, o talento, a ambição e a honestidade, no entanto, existem outras formas de se destacar nesta profissão:

  1. Deve conhecer muito bem o mercado de atuação. Perceber os desafios e oportunidades da área, bem como questões legais, é essencial para se destacar enquanto comercial.
  2. O estudo do mercado é muito importante, mas dominar os produtos ou serviços que oferece, é igualmente importante. Deve saber responder claramente a possíveis questões dos seus clientes, não mostrando inseguranças e incertezas.
  3. Um bom comercial deve saber ouvir o seu cliente e conhecer as suas necessidades. Não venda porque tem de ser, venda porque conhece as necessidades reais do seu cliente.
  4. Conhecendo as necessidades do seu cliente, vai conseguir dar-lhe a conhecer os benefícios do produto ou serviço. Geralmente os benefícios podem ser o aumento da receita, ou a diminuição de riscos ou7 custos para a empresa.
  5. Um bom comercial deve conhecer técnicas para vender o seu produto. É importante que esteja atualizado acerca das principais técnicas.
  6. É importante que seja persuasivo e saiba negociar. Ambas podem ser aprimoradas com o treino, através do conhecimento das necessidades do cliente.
  7. Por fim, um comercial deve ser paciente e persistente. As respostas pelas quais se espera, por vezes, passam por várias análises e vários intervenientes, por isso, deve ser paciente e ter a capacidade de esperar, acreditando no seu trabalho e na sua proposta.

Tradicionalmente, e de forma geral, o comercial costuma visitar os clientes de forma presencial, apresentando soluções que os convençam a avançar com o negócio.

No entanto, com o avanço das tecnologias, os comerciais começam a estar também presentes de forma virtual, conseguindo contactos com possíveis clientes de zonas mais distantes, através de reuniões virtuais.