Roteiro de Verão - Beja

Autor : ana
Data : Aug 31, 2021
Categoria :

Beja pertenceu durante mais de 600 anos à República Romana. Os Árabes terão alterado o antigo nome da cidade (Pax Julia) para Baja ou Beja.

Reza a lenda que Beja era assombrada por uma serpente assassina. Para pôr fim ao terror por ela instaurado, envenenaram um touro para a que a serpente a comesse e morresse envenenada. É por isso que podemos observar um touro no brasão da cidade.

É, atualmente, uma importante área agrícola.

Realizam-se feiras anuais como a Ovibeja ou a Turisarte.

Em Beja, é fácil deslocar-se a pé ou de bicicleta.

A cidade desenvolveu o Beja Experience, um programa de turismo criativo onde é possível aprender a cozinha tradicional alentejana, o Cante (gênero musical tradicional do Alentejo), entre outras atividades tradicionais da região.

Conheça alguns locais a visitar:

1º Museu Regional de Beja – Conhecido como Museu Rainha Dona Leonor. Antigamente, era o Convento da Conceição, fundado pelos pais da Rainha Dona Leonor, Dona Beatriz e Infante D. Fernando. No museu encontram-se peças de arqueologia romana (e peças como o Busto de Júlio César), sendo a coleção principal.
2º Castelo – Fortaleza gótica, é um dos emblemas da cidade. Tem uma imponente Torre de Menagem, com 40m de altura, tornando-a uma das mais altas do país e da Península Ibérica. Para chegar ao topo, terá de subir cerca de 183 degraus. Aos sábados, realiza-se o mercado junto às suas muralhas.
3º Villa Romana de Pisões – Ruínas de um sítio arqueológico, composto por uma casa senhorial do período romano. É uma das mais conservadas do país, sendo famosa pelos seus mosaicos, pois ainda é possível observar com detalhe vários painéis de mosaicos.
4º Herdade dos Grous – Nesta herdade, realizam-se várias atividades desde atividades equestres; para crianças; desporto; observação de aves; passeio de balão de ar quente ou, ainda, provas de vinho.

Venha visitar a encantadora cidade de Beja,

Escolha Portugal!

Fontes:
https://cm-beja.pt/pt/Default.aspx
https://cm-beja.pt/pt/menu/835/beja-experience.aspx
https://www.visitportugal.com/pt-pt
https://www.herdade-dos-grous.com/pt/home.html