Roteiro de Verão - Castelo Branco

Autor : ana
Data : Aug 05, 2021
Categoria :

 

Castelo Branco terá tido origem no lugar de um acampamento luso-romano chamado Castra Leuca, no cimo da Colina da Cardosa.

Terão sido os Cavaleiros Templários a construírem as muralhas e o castelo.

Dos seus produtos típicos, podemos referir o bordado de Castelo Branco, colchas de linho, bordadas com fio de seda natural, com temas bíblicos, amizade, amor, união do casamento, entre outros.

Este distrito também é famoso pela qualidade do seu queijo, com as suas queijarias que geram dinheiro para a região.

Conheça alguns locais a visitar:

1º Palácio Episcopal – Nele guardam-se coleções, desde pinturas, esculturas e arqueologia. O seu maior destaque, no entanto, é o seu jardim. As composições naturais foram realizadas por iniciativa de D. João de Mendonça. Duas escadarias dão acesso a amplos terraços e o jardim é considerado um tesouro para a cidade.
2º Centro de Interpretação do Bordado – Este centro pretende promover a revalorização, recuperação, inovação e relançamento desta tradição. Reúne artefactos assim como recentes suportes digitais e tecnológicos.
3º Piscina-Praia – Espaço de lazer de referência, dele fazem parte uma piscina-praia e uma piscina coberta.
4º Castelo – Conhecido por Castelo dos Templários, estaria integrado na “linha de defesa do Tejo”. Permanece como um dos mais importante registo histórico-militar de Castelo Branco.
5º Monte da Fonte Santa São Luís (Turismo Rural) – Poderá praticar turismo rural, refrescando-se nas piscinas, realizando caminhadas e aproveitando a beleza da paisagem circundante.

Conheça Castelo Branco e se ainda não marcou as suas férias, visite Castelo Branco e apoie o turismo português.

Escolha Portugal!

Fontes:
https://www.cm-castelobranco.pt/municipe/
https://ipcb.pt/sas/castelo-branco