Roteiro de Verão - Coimbra

Autor : ana
Data : Aug 10, 2021
Categoria :

Chegamos a metade do nosso Roteiro de Verão, na 8ª cidade, a Cidade Universitária.

Coimbra é considerada como uma das mais antigas cidades da Europa e uma das maiores de Portugal.
Foi capital antes de Lisboa até 1255 e o seu nome deriva da antiga cidade romana de Conímbriga.
Na segurança das suas muralhas, nasce o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Muito da sua história gira em torno da Universidade de Coimbra, fundada por D. Dinis em 1290.
Coimbra não seria Coimbra sem a sua Chanfana, o Leitão Assado, o Arroz de Lampreia ou, ainda, as Arrufadas e o Pudim de Ovos.
Já Amália Rodrigues dizia: “Coimbra é uma lição, de sonho e tradição”.

Conheça alguns locais a visitar:

1º Universidade de Coimbra – Ao visitar as suas estruturas, mergulhará na História de Portugal. Poderá, também, passear pelo Jardim Botânico, apreciando a Estufa Grande, a Estufa Vitória ou a Estufa Fria, onde se encontram uma diversidade de espécies vegetais.
2º Sé Velha – Monumento de estilo românico, é um dos melhores exemplos arquitetónicos deste estilo que temos em Portugal. Ao entrar, poderá observar esculturas, vestígios e azulejaria antiga, entre outros.
3º Portugal dos Pequeninos – Parque lúdico e temático para os mais pequenos. É composto por casas e monumentos de Portugal do tamanho das crianças. Localiza-se no Rossio de Santa Clara.
4º Quinta das Lágrimas – Reza a lenda que D. Pedro, príncipe herdeiro ao trono português, terá tido uma paixão com D. Inês de Castro, aia da princesa Consorte D. Constança. Os dois amantes encontravam-se, em segredo, nos jardins desta Quinta. No entanto, esta relação era mal vista e condenada pelo povo, tendo tido um final trágico com Inês degolada. Ora, no local onde a tragédia sucedeu, surgiu uma fonte cuja água provém das suas lágrimas e o sangue do seu corpo mancharia para sempre as pedras da fonte.
5º Biblioteca Joanina – Situada na Universidade de Coimbra, é uma das bibliotecas mais originais da Europa. Contém os manuscritos das mais belas e famosas obras portuguesas. Mas, para além da beleza da sua construção e da riqueza das obras que contém, esta biblioteca tem outra curiosa característica: conta, há mais de 300 anos, com a ajuda de morcegos para preservar as obras da biblioteca.
6º Conímbriga – É uma das maiores ruínas romanas em Portugal. O museu possui objetos encontrados durante as escavações. A antiga cidade era munida de termas, de um fórum e um aqueduto e protegida por muralhas.

Conheça e visite Coimbra, apoie o turismo português.

Escolha Portugal!

Fontes:
https://www.cm-coimbra.pt/areas/viver/a-cidade/historia/historia-da-cidade
https://turismodocentro.pt/artigo/coimbra-uma-cidade-de-muito-encanto/