Roteiro de Verão - Lisboa

Autor : ana
Data : Aug 19, 2021
Categoria :

É a cidade mais populosa do país e a nossa capital.

De Lisboa partiram inúmeras expedições na Época dos Descobrimentos, como a de Vasco da Gama, por exemplo.

Após o Terramoto de 1755, foi reconstruída segundo os planos do Marquês de Pombal, que, na altura, era ministro do Rei.

Hoje, é conhecida, sobretudo, pela sua intensa vida cultural, sendo o Fado a sua música tradicional.

A gastronomia lisboeta é, principalmente, influenciada pela sua proximidade do mar (Pataniscas de Bacalhau, Pastéis de Bacalhau, etc.). O doce predileto é o Pastel de Nata, sendo que os mais famosos são de Belém.

Os festejos religiosos são o melhor da tradição de Lisboa, pois as suas feiras são coloridas e cheias de animação. Conta, principalmente, com duas feiras antigas: a Feira da Ladra e a Feira da Luz.

Tem lojas, também elas cheias de história, tornando o ato de fazer compras numa experiência especial.

Não era possível não referir os seus artistas, originários da capital, desde poetas como Carlos Queirós ou Cesário Verde; atores como o Vasco Santana ou, ainda, a nossa famosa cantora, Amália Rodrigues.

Lisboa tem tudo o que precisa para passar férias, por isso, conheça alguns locais a visitar:

1º Praça do Comércio (Terreiro do Paço) – Foi construída no lugar do antigo Palácio Real (destruído pelo Terramoto de 1755). Poderá passear e observar a estátua de D. José I e o Arco da Rua Augusta.
2º Torre de Belém – Poderá entrar e ver a história da Sala do Governador, da Sala dos Reis (onde os reis viam a partida das naus), da Sala das Audiências, da Capela ou, simplesmente apreciar a vista a partir do Terraço da Torre. A Torre de Belém é classificada Património Mundial da UNESCO desde 1983.
3º Mosteiro dos Jerónimos – Tal como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos é considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal. As suas obras demoraram quase um século até serem concluídas, mas o que é certo é que hoje é um monumento imperdível de visitar.
4º Oceanário – É o segundo maior aquário da Europa e tem mais de 1500 seres vivos de mais de 450 espécies diferentes. Estão representados diversos oceanos mundiais e é o local perfeito para uma visita em família.
5º Chiado – É um dos bairros mais emblemáticos de Lisboa, onde poderá visitar os Armazéns do Chiado, o Convento do Carmo ou a Basílica dos Mártires.
6º Passeio de barco pelo Rio Tejo – Uma sugestão para disfrutar da cidade de um ângulo diferente.

Marque as suas férias e Visite Lisboa, apoiando o turismo português.

Escolha Portugal!

Fontes:
https://www.lisboa.pt/
https://visitar.lisboa.pt/