Roteiro de Verão - Évora

Autor : ana
Data : Aug 26, 2021
Categoria :

Conheça a cidade museu de Portugal.

Na época Romana, denominava-se Liberalitas Julia. É uma cidade cheia de história, tendo estado a domínio de diversos povos.

Muitos conventos e palácios foram construídos quando os reis começaram a passar mais tempo em Évora, sendo, por isso, também, conhecida como a cidade dos reis.

O seu centro histórico é, portanto, um dos mais ricos de Portugal.

A sua gastronomia é tipicamente alentejana, contando com pratos como o Gaspacho à Alentejana, as Migas à Alentejana, o queijo de cabra com geleia de figo, ou, ainda, o doce Barrigas de Freira.

A 29 de junho, Évora celebra o seu feriado municipal.

Conheça alguns locais a visitar:

1º Templo Romano – Também conhecido como Templo de Diana, por se acreditar ter sido edificado em honra da deusa romana da caça. Mas, na verdade, terá sido construído para prestar homenagem ao Imperador Augusto. É um dos mais grandiosos monumentos da cidade e encontra-se situado no centro histórico de Évora.
2º Igreja de Santo Antão – Localizada na Praça do Giraldo (ponto imperdível na hora da sua visita a Évora) é um monumento religioso imperdível, com uma arquitetura única.
3º Capela dos Ossos – O nome indica tudo. Esta capela foi mandada edificar com o objetivo de mostrar a fragilidade humana. As paredes estão todas revestidas de ossos cranianos humanos. “Nos ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.
4º Museu do Brinquedo – Situado no Jardim Público de Évora, contém coleções de brinquedos que marcaram os anos 40 e 50 do século XX, tornando-o num local perfeito para visitar com crianças.
5º Passeio de Balão de Ar Quente – Se quiser ter uma vista única e imperdível da zona, aliada à emoção, poderá fazê-lo através de um passeio de balão de ar quente.
6º Praias Fluviais – Não deixe de disfrutar do verão, passando pelas praias fluviais de Évora, como a Praia Fluvial de Mourão ou a de Monsaraz.

Venha conhecer Évora, marque as suas férias e apoie o turismo português.

Escolha Portugal!

Fontes:
https://www.cm-evora.pt/municipe/evora/concelho/evora-a-cidade/
https://www.visitevora.net/
https://www.cm-evora.pt/municipe/evora/patrimonio-da-humanidade/acerca-de-evora/