Saiba como ser o melhor colaborador da sua empresa - Proatividade

Autor : ana
Data : May 06, 2022
Categoria :

A proatividade tem sido um tema cada vez mais abordado em ambientes corporativos, não só pelo impacto que causa nos resultados de uma empresa, mas também através da capacidade de impulsionar a sua carreira.

Sabe o que é a Proatividade?

A proatividade é uma caraterística visível em pessoas que têm iniciativa, que são ativas nas resoluções de problemas e que assumem as responsabilidades, sem que seja necessário alguém fazê-lo.

Não se preocupe se achar que não é uma pessoa proativa, esta caraterística pode ser melhorada e aprimorada com o passar do tempo. Mais à frente vai poder perceber algumas formas de ser mais proativo.

A importância da proatividade:

Hoje em dia as empresas procuram colaboradores que sejam proativos, isto porque as atitudes proativas vão-se refletir em maior produtividade, em resultados positivos e eficazes e em melhores relações entre clientes e possíveis clientes.

As empresas procuram profissionais que façam mais do que aquilo que é esperado, que descubram caminhos mais fáceis para a resolução de problemas e que conquistem melhores resultados do que os anteriores.

Exemplos de proatividade numa empresa:
- Fácil adaptação e flexibilidade em ambientes diversos;
- Procura constante por novas informações e qualificações;
- Antever problemas e oportunidades (sugerir ideias e possíveis soluções);
- Ansiar novos desafios e manter-se motivado para aprender novos temas;
- Autonomia e Assertividade em tarefas futuras, sem necessidade de aviso prévio;
- Procurar cumprir metas e superar as expetativas pessoais e da empresa.

Dicas para aumentar a sua proatividade:

Quer ser proativo mas não sabe por onde começar? Aqui ficam as 5 melhores dicas par ser reconhecido como uma pessoa proativa:

  1. Procure conhecer-se melhor.
    Saiba identificar as suas qualidades, mas também reconhecer as suas limitações, só assim poderá trabalhar a favor de ambas.
  2. Seja positivo e produtivo.
    Quando achar que não tem nada para fazer, procure encontrar hobbies de que goste, conheça o ambiente à sua volta e não arranje desculpas para não fazer uma determinada tarefa. Se não o fizer por si, mais ninguém o fará.
  3. Questione.
    Não se deixe ficar com a explicação básica de algo só porque já é feito há muito tempo. Questione tudo aquilo que não entende, só assim poderá avançar para o próximo objetivo. Não se deixe estagnar.
  4. Esteja aberto a mudanças.
    Por mais que a mudança o possa colocar numa posição mais vulnerável, não tenha medo, enfrente-a. Sair da zona de conforto vai trazer-lhe muitas experiências positivas, só tem de as abraçar.
  5. Observe.
    Analise o ambiente à sua volta, só assim terá a capacidade de antever os problemas de uma determinada situação. Por outro lado, deve observar aqueles que admira, pela sua carreira, pela sua relação com os outros, para que possa retirar atitudes que o ajudem a melhorar enquanto pessoa.

As empresas procuram, constantemente, atingir melhores objetivos do que os anteriores, mas, para isso, precisam de colaboradores proativos, dedicados e que façam a diferença.

Acredite que ao entender o conceito de proatividade, vai destacar-se de outros profissionais e vai ser capaz de se sentir mais realizado.

Hoje pode ser o dia da mudança, comece a ser proativo e observe resultados imediatos que o vão ajudar a ser uma pessoa mais completa a nível pessoal e profissional.