Tendências Futuras do Mercado de Trabalho

Autor : ana
Data : May 10, 2021
Categoria :
   Todos os dias, há um novo artigo que reflete sobre o que esperar do futuro do mercado de trabalho na era da revolução tecnológica. As histórias de ficção científica ganham vida, assim como todas as previsões curiosas feitas há uns anos atrás. As opiniões e hipóteses são múltiplas, mas sempre com uma ideia em comum: o mundo vai mudar e estar preparado fará toda a diferença. Assim, descubra neste artigo algumas das tendências futuras que certamente irão torna-se parte integrante do mercado de trabalho e revolucionar a forma como o conhecemos hoje.
 
   No último ano, consequente do cenário pandémico vivido, pudemos assistir a algumas das mais significativas alterações ocorridas no mundo do trabalho capazes de colocar à prova a capacidade de adaptação das organizações. Apesar de terem sido afetadas de formas desiguais, grande parte das organizações adotou o regime de teletrabalho, fazendo uso das novas tecnologias e meios de comunicação, deu-se uma adaptação do espaço de trabalho, das medidas de higienização dos espaços e da disponibilização e correta utilização de equipamentos de proteção individual. Aliada a estes fatores, é importante referir a necessidade de refazer, formar e motivar as equipas de trabalho neste período e a crescente importância da responsabilidade social nas mentes de colaboradores e organizações.
 
   Apesar das adaptações ocorridas serem derivadas da pandemia, acredita-se que, a partir de agora, muitas serão aquelas que continuarão a ter um lugar no contexto organizacional devido à sua eficácia, facilidade e fator potenciador de uma maior qualidade no trabalho. Vejamos assim quais as maiores tendências futuras no mercado de trabalho.

Teletrabalho

   Tal como já foi referido, a pandemia obrigou a muitos colaboradores a adotar o regime de teletrabalho. Porém, aquele que pareceu ser um passo atrás revelou-se uma vantagem e progressão em prol da qualidade no trabalho.

   O que antes era visto como um “luxo” para os funcionários e um prejuízo de produtividade para as organizações, hoje mostra-se como uma economia de recursos e otimização do tempo de trabalho, uma vez que os custos com espaços físicos diminuem e os colaboradores poupam parte da sua energia ao evitarem deslocações e horas perdidas no trânsito.

   É importante ainda destacar a oportunidade que o teletrabalho permite aos colaboradores de ter uma melhor conciliação entre trabalho e vida pessoal e a consequente diminuição dos níveis de ansiedade e stress.

Saúde Mental

   O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde alertou para o impacto extremamente preocupante da pandemia na saúde mental da população mundial. São inúmeras as preocupações que adquirimos em apenas alguns meses: o medo do contágio; a preocupação com o emprego e contas no fim do mês; a estranheza e necessidade de se adaptar a um cenário completamente novo. Por causa destes e outros fatores, a demanda por psicólogos e psiquiatras tende a aumentar em 2021.

   No plano organizacional, muitos são os empresários que começam agora a entender que cuidar da saúde dos seus colaboradores não é um luxo que pode ser concedido ou apenas um problema individual. É uma necessidade de todos, incluindo organizações, uma vez que colaboradores emocionalmente estáveis são muito mais produtivos e, consequentemente, rentáveis para as organizações. Assim, aumenta a demanda por psicólogos e assistência psicológica individual, em contexto organizacional.

Diversidade Cognitiva

   Para além do vírus Covid-19, o último ano foi marcado pelos debates trazidos a opinião pública sobre a diversidade, inclusão e igualdade de direitos. A geração Millenial, predominante no mercado, tem vindo a cobrar cada vez mais posicionamentos éticos e políticos de suas marcas e organizações favoritas, sendo a diversidade cognitiva por isso considerada uma tendência do futuro no mercado de trabalho.

   Entende-se por diversidade cognitiva a capacidade de uma organização compreender indivíduos com estilos, personalidades e origens distintas que possam agregar novas soluções e perspetivas para novos e velhos problemas. Lidar com diferentes formas de pensar é essencial para debater problemas e inovar nas soluções para os clientes.

Responsabilidade Social

   Os consumidores de hoje, como nunca antes, preocupam-se com o impacto social das organizações a que se dizem fiéis. Desejam utilizar marcas em que se revejam e lutem pelas suas causas. A qualidade deixa de ser a característica vital à compra, sendo substituída pela responsabilidade social, uma das tendências do futuro que trazemos hoje.

   A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é definida, segundo a Norma Internacional ISO 26000, como a responsabilidade assumida por uma organização pelos impactos das suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que: contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem-estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das diferentes partes interessadas; esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento; e integre toda a organização e seja praticada no contexto das suas relações.

Inteligência Artificial

   Já há alguns anos que a Inteligência Artificial consta na lista de tendências para o futuro do mercado de trabalho. Porém, existem ainda muitos avanços à espera de revolucionar as organizações e o contacto com os clientes.

   A IA já atua em áreas como atendimento ao cliente, redes sociais, motores de busca, etc., e faz com que seja cada vez mais fácil entender e prever o comportamento de usuários, bem como selecionar produtos para vender, permitindo assim que as vendas sejam mais assertivas. Os chatbots, por exemplo, estão a otimizar o atendimento ao cliente e o processo de vendas.

   O esperado é que com a acessibilidade que as ferramentas de AI se estão a tornar, as organizações e respetivos colaboradores alcancem um maior nível de serviços e acompanhem os avanços tecnológicos.

E-Commerce

   O coronavírus obrigou a que muitos comerciais viajassem do offline para o online e comercializassem os seus produtos num sistema de vendas online. E para muitos obrigados a fechar portas e estar em casa esta foi uma solução bem-sucedida de manter a sua fonte de rendimento.

   Para muitos, o marketing digital consiste nos dias de hoje numa forma viável de chegar até aos seus públicos e estabelecer uma comunicação direta. Assim, intensifica-se, a cada dia que passa, as estratégias e ferramentas para integrar lojas virtuais e redes sociais.

   Para além disto, é importante perceber que o consumidor de hoje não é o de ontem, nem será o de amanhã. O consumidor está em constante evolução e, nos dias de hoje, prioriza o seu tempo livre. Assim, quando se trata de fazer compras, à distância de um click parece-lhe, muitas vezes, a melhor opção.
 

   Agora que já sabe quais as tendências do futuro, não deixes a tua organização ficar para trás. Adapte-se e acompanhe o seu público.

Sara de Sousa, 05 de maio de 2021