A MATRIZ DA CARTEIRA DE PROJETOS

Data : Jan 24, 2018

 

" A MATRIZ DA CARTEIRA DE PROJETOS

COMO MANTER UMA PERSPETIVA GERAL

Está a trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo? Então é um «barra» (/). O  termo foi inventado pela autora nova-iorquina Marci Alboher e descreve o número cada vez maior de pessoas que não conseguem dar uma resposta única à pergunta: «Qual é a sua profissão?»~

Imagine que é um professor/músico/webdesigner. A variedade pode ser apelativa, mas como consegue  equilibrar todos estes projetos? E como assegura um rendimento regular?

Para ter uma perspetiva geral, pode classificar os seus projetos atuais – tanto os de trabalho como os pessoais – com a ajuda de uma matriz de carteira de projetos de acordo  com o custo  e o tempo (veja o modelo). Pense nos custos não apenas em termos de dinheiro, mas também de recursos, tais como os amigos envolvidos, a energia e o stress psicológico.

O custo e o tempo são apenas dois exemplos. Pode usar todos os parâmetros relevantes para a sua situação: por exemplo, o eixo dos x pode ser: «Em que medida o meu projeto me está a ajudar a alcançar o meu objetivo principal» e o eixo dos y: «Em que medida estou a aprender  com este projeto.» Agora  posicione os seus projetos na matriz relativamente aos dois eixos «objetivos alcançados» e «quantidade de aprendizagem».

COMO INTERPRETAR OS RESULTADOS

-Rejeite os projetos  se não aprender nada com eles e se não corresponderem à sua ideia principal.

-Os projetos com os quais pode aprender mas que não correspondem à sua ideia são interessantes, mas não o ajudarão a alcançar o seu objetivo. Tente alterar o projeto de modo a adequar-se à sua ideia.

-Se um projeto corresponde à sua ideia, mas não está a aprender nada de novo, procure outra pessoa que o faça por si.

-Se está a aprender alguma coisa e a alcançar o seu objetivo, ganhou o jackpot!

O maior perigo para a maior parte das pessoas não é o nosso objetivo ser demasiado alto e falharmos, é estar demasiado baixo e conseguirmos alcançá-lo.

Michelangelo. "