DISC - Rapport com perfil D (Dominante)

Autor : ana
Data : Jul 06, 2021

Esta semana, a maioria dos votantes escolheu a opção de saber criar Rapport com o tipo de perfil comportamental D.

A ferramenta Disc permite avaliar o comportamento dos indivíduos num determinado ambiente. A partir do momento que conhecemos o nosso perfil comportamental e identificamos o do nosso potencial cliente, a probabilidade de criar conexão (rapport) aumenta, com impacto direto nos resultados comerciais.

Hoje vamo-nos centrar nos clientes cujo perfil primário é D. São empreendedores, decididos e audazes. Falam num ritmo rápido, são pró-ativos e orientados para metas e tarefas.

Para criarmos Rapport com este tipo de clientes devemos ter em conta os seguintes pontos:

- Comunicar com rapidez e concisão. É importante não perdermos tempo com dados e números, de forma a não ficarem impaciente e ásperos. Falar sobre os aspetos gerais do produto;

- Comunicação não verbal firme, gestos de reforço e nível alto de energia.

- Acentuar fatores de prestígio, mudança e eficiência;

- Reforçar o ego do comprador, sem nunca se deixar subjugar ou intimidar;

Existem determinadas barreiras de comunicação que deveremos evitar:

- Ser indeciso;

- Expor muitos pormenores;

- Não responder às objeções;

- Dar opiniões em vez de opções;

Sendo assim, com os (potenciais) clientes de perfil comportamental D Dominante devemos evitar o confronto, manter o foco a médio prazo quando for necessário e não entrar em jogos de poder (mostrar que estão do mesmo lado).

Em relação ao Fecho de venda, proponho que dê duas opções de escolha. Se optar por uma é sinal que vai em frente. Não retarde o fecho da venda pois se a compra lhe permitir atingir os objetivos, a resposta tende a ser rápida.

Caso tenha curiosidade em conhecer o seu perfil comportamental ou o da sua equipa comercial, não hesite em contactar.

Este e outros assuntos que permitem alavancar as suas vendas serão analisados na 5ª Edição do Programa Avançado Alto Desempenho em Vendas. Pode-se inscrever a partir do link (https://ilearning.pt/content/product/programa-avan-ado-em-alto-desempenh...).