O Coaching e a Mudança

Autor : ana
Data : Jun 09, 2021
Categoria :

   Ao longo da nossa vida, é frequente deparamo-nos com algumas barreiras e obstáculos que nos podem condicionar, quer a nível pessoal quer a nível profissional. Ao termos noção da situação em que estamos, qual a barreira que se ergueu no nosso caminho, e ao descobrirmos uma maneira de a contornar e seguir em frente, estamos a evoluir. Esta evolução é constante e resulta das ações e decisões que tomamos de modo a superar uma adversidade ou um contratempo, baseando-nos nos nossos valores e crenças.

   Esta evolução é sinónimo de mudança. Ao evoluirmos, estamos a mudar, a sair da nossa zona de conforto e a colocarmo-nos à prova. Contudo, a mudança pode nem sempre ser uma decisão fácil de tomar, sendo por isso necessário termos vontade e convicção para mudarmos e evoluirmos. Mas aqui surge uma questão: como é que podemos encontrar uma forma de dar o primeiro passo para a mudança?

   Um recurso que se pode revelar muito útil neste processo é o coaching. Consiste num processo que congrega técnicas e ferramentas de diversas áreas – como a psicologia e a gestão, por exemplo – com o objetivo de levar um indivíduo à concretização das suas metas com resultados efetivos, independentemente do contexto (pessoal, profissional, social, etc.). A grande premissa do coaching assenta em levar um indivíduo da sua posição atual até à posição desejada, produzindo mudanças positivas e satisfatórias para o indivíduo.

   O coaching é um processo desenvolvido por sessões, onde o coach (profissional de coaching) ajuda o coachee (o indivíduo que recorre ao coaching) a descobrir todo o seu potencial, bem como o melhor caminho para este atingir todos os seus objetivos. Por se revelar um processo flexível, o coaching é passível de ser aplicado em qualquer área e contexto, quer individualmente quer em grupo. 

   Muitos de nós temos objetivos pessoais ou profissionais, por exemplo, que queremos atingir, mas que com a pandemia ficaram em standby e não sabemos bem como os podemos alcançar neste momento. A mudança no nosso quotidiano é evidente, mas o futuro é ainda mais incerto do que era antes da pandemia. Através do coaching, é possível explorarmos o nosso potencial, bem como as ferramentas que temos ao nosso alcance para chegar ao nosso patamar desejado.

   Assim sendo, o coaching revela-se uma ferramenta preciosa quer para pessoas individuais, quer para empresas e organizações conseguirem alcançar as suas metas, evoluindo e produzindo mudanças positivas e efetivas para os mesmos. Através de diversas sessões, o coach irá proporcionar ferramentas e explorar as capacidades e o potencial do coachee para que este chegue ao sucesso.

   Se pretende mudar algo na sua vida, quer seja a nível pessoal, profissional, social ou financeiro, por exemplo, o coaching apresenta-se como um recurso que pode utilizar para dar o primeiro passo em prol dos seus objetivos e da sua realização.

Dinis Silva

 

Conheça os nossos cursos da área de Desenvolvimento Pessoal em https://www.comunilog.com/categoriascursos/desenvolvimento-pessoal