35H EMPRESAS - SEGURANÇA NO TRABALHO: CONCEITOS BÁSICOS | Comunilog
  • Contactos : 271 100 017 | 961 926 240
  • Email : formacao@comunilog.com

35H EMPRESAS - SEGURANÇA NO TRABALHO: CONCEITOS BÁSICOS

35H EMPRESAS - SEGURANÇA NO TRABALHO: CONCEITOS BÁSICOS


A Comunilog Consulting, Lda e o iLearning têm na sua oferta formativa o Curso Segurança no Trabalho: Conceitos Básicos, no qual serão abordadas um conjunto de princípios teóricos, dados, métodos e ferramentas que permitirão aos participantes a aquisição/atualização de conhecimentos e competências relativas a várias temáticas enquadráveis na área da Segurança no Trabalho.
Este curso tem base na Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro (alterada pela Lei n.º 3/2014, de 28 de Janeiro), salienta a importância da Formação. Tal é particularmente evidente no Artigo 20.º (Formação dos Trabalhadores) onde no número 1 podemos ler que: O Trabalhador deve receber uma Formação adequada no domínio da Segurança e Saúde no Trabalho, tendo em atenção o Posto de Trabalho e o exercício de atividades de risco elevado.
Esta informação vai ao encontro do enunciado nos Artigos 130.º a 134.º do Código do Trabalho, Lei 7/2009, de 12 de fevereiro, relativos à Formação Profissional. Entre vários aspectos, no Artigo 131.º, número 2, é referido que O Trabalhador tem direito, em cada ano, a um número mínimo de trinta e cinco horas de Formação Contínua ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano, sendo que, segundo o número do 3 mesmo Artigo, essa Formação pode ser desenvolvida pelo Empregador, por Entidade Formadora Certificada para o efeito ou por Estabelecimento de Ensino reconhecido pelo Ministério competente.

Destinatários

Este curso destina-se a empresas que pretendem assegurar o cumprimento da obrigação de fornecimento de 35 horas de formação certificada aos seus colaboradores, ao abrigo da regulamentação da formação constante no código do trabalho.

Objetivos

Com esta formação, pretende-se corresponder às necessidades de Formação Contínua de Trabalhadores de Micro, Pequenas, Médias e Grandes Empresas/Organizações, conforme estipulado no Código do Trabalho (Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, Artigo 131.º).

Programa

- Módulo 1: Segurança e Higiene no Trabalho: Conceitos e Enquadramento Legal;
- Módulo 2: Segurança e Higiene nos Espaços/Postos de Trabalho;
- Módulo 3: Ergonomia e Organização do Trabalho.